Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16890
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandadocarmosouza.pdf178.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: O design de identidade visual como tributo à valorização do turismo na cidade de Cataguases – MG
Autor(es): Souza, Fernanda do Carmo
Mendes, Rodrigo Bicalho
Alves, Taís
Organizador(es): Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Ao observar a escassez de materiais visuais no âmbito turístico sobre uma cidade considerada modernista e referência nacional, desenvolveu-se este estudo, com o intuito de promover a atuação do design gráfico na criação de uma identidade visual que contribua com a valorização da cidade e com o acesso as informações históricas e culturais locais, à título turístico. Para a fundamentação da proposta foi pesquisado a história do município brasileiro de Cataguases, situado no estado de Minas Gerais. O estudo objetivou o entendimento da origem da cidade desde a sua concepção até a chegada da era moderna em meados de 1940. Para a realização deste trabalho, fez-se necessário compreender todo o histórico, a criação das instalações modernas, a opinião pública a respeito do tema, o simbolismo por detrás de painéis localizados em fachadas e as produções cultutrais ligadas ao meio; foi-se necessário viajar no tempo para redescobrir mais evidências sobre Cataguases, com um novo olhar sobre a mesma paisagem. Novas perspectivas trouxeram substâncias significativas para a geração de uma nova identidade visual, a qual irá permitir que os indivíduos obtenham uma nova proposta em perceber a cultural local. Após este embasamento, foi desenvolvido um símbolo, por meio da metodologia do design de identidade; optou-se pelo uso da imagem da pomba, pois semioticamente, tal imagem pode estar conectada com a percepção de liberdade através do ato de voar, subjetivamente pode representar algo próspero, associado a paz, e por fim, também pode significar ser um animal mensageiro, ligado a comunicação. Além destes fatos, há um outro símbolo implícito, fruto descoberto que originou todo o conceito deste projeto: para além de um olhar. Evidencia-se, assim, o propósito de, por meio do desenvolvimento de um produto visual, restituirem-se a valorização e o potencial turístico desta cidade moderna. A finalidade da presente pesquisa configura-se como parte do trabalho de conclusão de curso em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Ubá. Apresentado em 11 de março de 2021.
Abstract: -
Palavras-chave: Design de símbolo
Semiótica
Design gráfico
Identidade visual
Turismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16890
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:4º Encontro de Semiótica do Projeto



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons