Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16889
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
christianecamaradealmeida.pdf188.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Christiane Camara de-
dc.creatorNojima, Vera Lúcia-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:47:42Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-18T18:47:42Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16889-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO design editorial narrativo caracteriza-se por projetos integrais que constroem as narrativas multissensoriais por diversas linguagens, desenvolvidos pelo escritor lado-a- lado com o designer, desde as fases iniciais. Esse processo gera grande envolvimento do designer e exige de ambos esforço intelectual, capacidade criativa e técnica, podendo ser considerado como coautoria. O tema – a coautoria entre designer e escritor na produção de livros de design editorial narrativo – suscita reflexões relevantes. Em sua trajetória, o Design tem passado continuamente por mudanças de paradigmas. Nas últimas décadas, a explosão do meio digital transformou profundamente a economia, a política e a paisagem social e cultural, trazendo novas questões para o designer editorial. O surgimento da internet e de diferentes tecnologias de informação e comunicação vieram facilitar o uso de ferramentas de criação e de produção, mudando o cenário unilateral de transmissão da mensagem para um ambiente descentralizado e interativo. Essas mutações alteram a maneira com a qual lidamos com os projetos, nos relacionamos com outros profissionais, com clientes e com a população em geral. Nesse cenário, o designer passa a explorar as diferentes tecnologias e a participar ativamente na produção de artefatos multissensoriais, desde a concepção até a finalização – as narrativas construídas por todo esse processo têm importância distinta no discurso dos produtos editoriais. Consequentemente, o campo do Design vem agregando novas disciplinas e práticas, ampliando-se como área do conhecimento e colocando as questões sobre autoria no Design no âmbito dos grandes debates sobre o assunto. Portanto, o objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre a questão da autoria no design editorial diante das recentes mudanças tecnológicas. Por meio de uma revisão bibliográfica e entrevistas direcionadas, o artigo apresenta e comenta ideias de designers, teóricos e ilustradores relacionados a esse tema, para demonstrar que na era da inteligência artificial, torna-se ainda mais fundamental revisar os parâmetros que guiam as questões que possam promover a coautoria. É do interesse do Design posicionar-se proativamente diante dos cenários em constante evolução.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectNarrativa não-verbalpt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNovos modos de produção e autoriapt_BR
dc.title.alternativeNew modes of production and authorshippt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons