https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16884
File | Description | Size | Format | |
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talithabianchini.pdf | 488.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bianchini, Talitha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:39:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16884 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Reflexionar sobre as artes e suas potencialidades em ambientes educacionais, sempre fez parte de uma preocupação pessoal enquanto docente do ensino médio técnico e tecnológico federal do Brasil. Visto que muitas propostas educacionais revelam fazeres automatizados e sem fundamentação e restringem o fazer artístico, ao emprego de técnicas para execução de um projeto descontextualizado, sem qualquer relação com as possibilidades que as linguagens artísticas oportunizam no desenvolvimento do ser, inquietações e questionamentos surgem, ao pensar na arte como pilar dos processos de aprendizagem dos indivíduos. Mudanças nas estruturas econômicas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas afetam e imprimem desafios que a humanidade vem experimentando. Transformações em um ritmo acelerado, com estruturas que não duram muito tempo e são incapazes de se solidificar, nos colocam à mercê de incertezas onde conteúdos prontos e massificados acabam tendo um papel na formação – ou (de) formação – do que de emancipação dos sujeitos. Na esperança de dar voz a esses pensamentos e ressignificar como atuar numa sociedade que exige pessoas sensíveis as novas linguagens e com maior consciência coletiva, consideramos a potência da arte enquanto meio de comunicação e expressão, linguagem unificadora e sígnica. Desse modo, problematizar como o ensino da arte pode ser compreendido como proposta de desenvolvimento de conhecimento e autoconhecimento para a produção de sentido, através das perspectivas de pensadores que pautam suas filosofias na cognição e na compreensão dos fenômenos, que permeia contextos únicos e individualíssimos, nos levaram a Rudolf Steiner e Charles Sanders Peirce. Ambos, influentes propositores de áreas de interesse particulares, apresentam contribuições distintas e abordam questões filosóficas e epistemológicas acerca do pensamento em geral e a partir de fundamentos fenomenológicos, o que nos leva a buscar intersecções relacionadas à esta perspectiva de pesquisa. Reflexionar sobre o pensamento é premissa básica que compreende estes pensadores. Seja para categorizar as consignas relativas ao caminho cognitivo, seja sobre o intuir espiritual nem sempre explicito. Steiner e Peirce se debruçam sobre as complexidades do pensar humano e incitam reflexões sobre os processos elementares para a formação e a evolução dos indivíduos. Ambos com visões monísticas, eles corroboram em suas percepções de mundo e da realidade, mantendo em essência, pressupostos similares. Tomam a ciência real e condizente ao que sabiamente devemos compreender em sua totalidade, enquanto mantêm-se abertos as possibilidades de erro (falibilismo e falibilidade) que sustentam a aceitação das falhas humanas. Relacionam experiências e fenômenos de maneira ativa e dinâmica levando-os a uma compreensão macro sobre o conhecer dos seres humanos e a valiosa integração de saberes para o desenvolvimento dos sentidos mais profundos e singulares dos sujeitos. Todo esse breve trajeto ontológico e epistemológico perante ambos faz reflexionar e analisar suas contribuições para uma educação voltada ao conhecimento, ao autoconhecimento e à produção de sentido visando uma formação condizente ao momento em que vivemos onde o indivíduo encontra-se à mercê de conteúdos prontos e massificados e que pouco contribuem para seu desenvolvimento pleno e abrangente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Produção de sentido | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Interação semiótica e antroposofia: uma reflexão sobre as mediações didáticas do ensino da arte | pt_BR |
dc.title.alternative | Semiotic and anthroposophy interaction: a reflection on the didactic mediations of art teaching | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
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