https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16882
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gilfrancoalves.pdf | 548.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Gilfranco | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:38:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:38:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16882 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 2023, a humanidade passou a acessar o potencial da Inteligência Artificial (IA) a partir de uma ampla gama de aplicativos e dispositivos digitais. O modo como se projeta em arquitetura está constantemente sendo atualizado, porém, mais do que ferramentas, é fundamental discutir processos de concepção e produção. A arquitetura digital, a qual é fruto de décadas de atualização, desde o advento da computação gráfica e do auxílio dos computadores em processos de projeto, ainda instiga debates no âmago dos meios acadêmicos mais tradicionais, sobre suas vantagens e potencialidades. Em meio a um mar de complexidades e demandas contemporâneas, os mais desavisados se deparam, agora, com o potencial da IA se colocando a serviço dos arquitetos e das arquitetas. Conforme apontado por Mario Carpo, as descrições de Vitrúvio no milenar Tratado de Arquitetura, continham instruções por meio de textos, que em muito se assemelham a programações computacionais. Essa noção representa uma importante atualização metodológica na qual a linguagem ocupa papel fundamental, e os significados gerados a partir desse processo resultam em imagens ou signos que também, em sua dimensão, representam um novo saber-fazer em relação aos projetos. Descrições, e não diagramas, passam a organizar a concepção mais inicial, os insights que geram representações das obras futuras que estariam por vir. Este artigo discute e analisa algumas características dos processos de concepção em arquitetura e urbanismo com o auxílio da IA, mais especificamente, do Midjourney. Pretende estabelecer relações entre os significados contidos nos textos inseridos no prompt do aplicativo e as imagens por ele geradas. Busca ainda analisar de que modo a Semiótica de Peirce e a Cibernética de Segunda Ordem nos fornecem perspectivas para a compreensão deste processo de projeto e passam a estruturar um método possível. Por fim, propõe algumas reflexões sobre como a tecnologia pode ajudar a criar um imaginário rico de informações e estratégias para um futuro mais integrado à natureza, abandonando o antropocentrismo e visando uma redução da velocidade da entropia, o que contribuiria para ampliar a permanência humana no planeta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Projeto de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Semiótica peirceana | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial aplicada à processos de projeto em arquitetura e urbanismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Artificial Intelligence applied to architecture and urbanism design processes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License