https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16879
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andreantoniodesouza.pdf | 192.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Elementos de semiótica na análise gráfica de identidades visuais |
Other Titles: | Elements of semiotics in the graphic analysis of visual identities |
Author: | Souza, André Antônio de |
Organizer: | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos |
Resumo: | A análise gráfica constitui uma ferramenta que pode proporcionar aos profissionais do design, domínio da produção vigente e enriquecimento do repertório criativo. Conforme Lima e Carvalho (2012), mostra-se útil incluir na atividade, um processo de decomposição sígnica, visando determinar de que forma as “qualidades visíveis, concretas” dos itens avaliados “sugerem [...] qualidades abstratas”, ou seja, “as as- sociações por semelhança que essas qualidades estão aptas a produzir”, ainda que não se tratem “de previsões precisas”, mas de hipóteses (2012, p. 11), estabelecendo uma análise auxiliada por elementos de semiótica. Nessas avaliações, a partir da tricotomia ao nível do objeto de Peirce (1839-1914), as estratégias empregadas são classificadas enquanto referências icônicas, indiciáticas e simbólicas, a fim de “responder às seguintes questões: a que o signo se refere? A que se aplica? O que ele denota? O que ele representa?” (LIMA & CARVALHO, 2012, p. 11). As estratégias são examinadas, adicionalmente, à luz das categorias universais primeiridade, secundidade e terceiridade2, preconizadas pelo teórico. Lygia Pape (1927- 2004) é reconhecida como artista. Entretanto, a sua atuação como programadora visual não recebe a mesma atenção. Esta pesquisa realizou uma análise da marca3 que ela desenvolveu para a Piraquê, com base nos parâmetros supracita-dos, no âmbito de um estudo que visa ampliar a compreensão sobre o seu trabalho como designer. Para isso, traçou-se um panorama acerca de sua trajetória no campo, seguida da análise. O desenho possui um caráter racional, típico de um período em que as marcas mais destacadas se mostravam associadas à estética. A estrutura exibe um seguimento e duas circunferências, uma maior, e outra menor, posicionada no interior da maior e passando pelo seu centro. Segundo Name (2008), a composição alude à ideia de uma “linha vertical e uma esfera, envolvidas por uma esfera maior” (2008, p. 34), configurando uma tradicional referência icônica à letra “P”, inicial do nome da corporação, presente em suas representações anteriores. No entanto, embora contenha outras peculiaridades de caráter icônico, que podem ser associadas às marcas precedentes, a conformação é diferente. Dado que o “interesse que uma mensagem desperta está associado à sua originalidade” (NIEMEYER, 2016, p. 33), ela “contém uma interrogação”, algo “imprevisível” que induz os destinatários à reflexão, numa busca constante pela sua compreensão, evidenciando que o projeto procurou proporcionar aos destinatários, certa experiência sígnica de primeiridade, em harmonia com os princípios de atualização gráfica de identidades visuais difundidos por Strunck (2003). Na continuidade da pesquisa serão analisadas outras criações de Pape no campo. Espera-se que as informações geradas possam contribuir para conferir maior visibilidade à esta produção pouco explorada da artista. |
Abstract: | - |
Keywords: | Lygia pape Análise gráfica Semiótica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16879 |
Issue Date: | 23-Oct-2023 |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License