Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
therencesantiagoalvesfeitosa.pdf193.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: A transparência que oculta e/ou dissolve: notas sobre alguns pensamentos de Byung-Chul Han
Other Titles: The transparency that hides and/or dissolves: notes on some thoughts by Byung-Chul Han
Author: Feitosa, Therence Santiago Alves
Organizer: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: O Universo telemático hoje se caracteriza pela sua assustadora velocidade de alcance e adesão. O “mundo” digital seduz no ritmo dos algoritmos, (BAUMAN, 2003). Ocorre uma imersão na tela de formas abruptas e cotidianas. Nesse passo, é perceptível certos deslocamentos cognitivos no que fere os modos de estar no mundo, bem como, nas formas/maneiras de experimentar as coisas da vida e a vida das coisas (aqui, pensando o que é digital e o que não é digital). Nesse sentido Han (2017), aponta que um dos traços latentes das sociedades atuais é a transparência, e como resultado dessa exposição, a necessidade do que o autor denomina como excesso de positividade. Partindo dessas reflexões, surgem as seguintes questões: essas relações intensas, excessivas, e viciosas possuem interferência no que tange quadros atrelados a ansiedade e uma pressa descomunal de viver tudo em simultâneo, e/ou de não viver nada potencialmente? O olhar do outro passou a ser o crivo que determina as alegrias ou decepções? Vive-se para o like, para os views? Para entender tais inquietações, o presente estudo se utiliza de uma abordagem qualitativa enquanto natureza, partindo de uma revisão bibliográfica, a partir da Filosofia, Semiótica e áreas afins, que tratam diretamente e indiretamente sobre o tema. Intui-se perceber/identificar a partir da performance dos dados, como as mídias digitais no que fere os imaginários/experiências (KAMPER, 2015), se tornaram espécies de próteses subjetivas em se tratando da relação sujeito/objeto/cultura/paisagem (LÒTMAN, 1981).
Abstract: -
Keywords: Transparência
Mídias digitais
Semiótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873
Issue Date: 23-Oct-2023
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons