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dc.creatorAlves, Taís-
dc.creatorBraida, Frederico-
dc.creatorNojima, Vera-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:33:06Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-18T18:33:06Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16870-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA inteligência artificial (IA) tem estimulado a discussão sobre muitos desafios no ensino de graduação em Design no Brasil. “A função da I.A. é projetar “o programa do agente”, uma atividade que coloca em prática o mapeamento do agente das suas percepções até suas ações (RUSSEL; NORVIG, 2003). As pesquisas por textos e imagens já contam com o auxílio de aplicativos e programas que auxiliam os usuários. O uso de recursos da IA faz parte do cotidiano de uma parcela da sociedade contemporânea. Sua utilização se tornou ainda mais evidente com a popularização dos chatbots, que são softwares projetados para conversas e pesquisas com usuários humanos. No entanto, é importante observar que a IA já é uma realidade há tempos, e desempenha funções diversas em vários domínios. No campo acadêmico, não é diferente. O objetivo deste trabalho é discutir como o ensino de Comunicação e Semiótica participa da discussão sobre a influência dos recursos disponibilizados pela IA no ato de projetar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre o tema, com a apresentação de alguns estudos de caso. O Design, como área multidisciplinar e híbrida, está no cerne de algumas discussões sobre autoria de projetos, de imagens, como parte interessada nessa discussão que envolve várias áreas do conhecimento. O ensino de Comunicação e Semiótica pode auxiliar no entendimento desse contexto. O Design, enquanto linguagem, pode usufruir das ferramentas disponibilizadas pela IA, desde a elaboração do conceito até a divulgação do projeto final. Como resultado, verifica-se a contribuição da Semiótica como ciência da representação e capaz de identificar possibilidades de mediação e construção de conhecimento mediado pelos recursos da IA. A Semiótica possibilita a fundamentação teórica capaz de promover a investigação dos sistemas de significação aplicada no campo do Design. E, ainda, contribui como suporte para entendimento das relações entre os recursos disponibilizados pela IA e suas representações nos projetos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino de comunicação e semióticapt_BR
dc.subjectGraduação em designpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA inteligência artificial e o ensino de semiótica no design: percursos de significaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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