https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16870
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
taisalves.pdf | 230.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A inteligência artificial e o ensino de semiótica no design: percursos de significação |
Autor(es): | Alves, Taís Braida, Frederico Nojima, Vera |
Organizador(es): | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos |
Resumo: | A inteligência artificial (IA) tem estimulado a discussão sobre muitos desafios no ensino de graduação em Design no Brasil. “A função da I.A. é projetar “o programa do agente”, uma atividade que coloca em prática o mapeamento do agente das suas percepções até suas ações (RUSSEL; NORVIG, 2003). As pesquisas por textos e imagens já contam com o auxílio de aplicativos e programas que auxiliam os usuários. O uso de recursos da IA faz parte do cotidiano de uma parcela da sociedade contemporânea. Sua utilização se tornou ainda mais evidente com a popularização dos chatbots, que são softwares projetados para conversas e pesquisas com usuários humanos. No entanto, é importante observar que a IA já é uma realidade há tempos, e desempenha funções diversas em vários domínios. No campo acadêmico, não é diferente. O objetivo deste trabalho é discutir como o ensino de Comunicação e Semiótica participa da discussão sobre a influência dos recursos disponibilizados pela IA no ato de projetar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre o tema, com a apresentação de alguns estudos de caso. O Design, como área multidisciplinar e híbrida, está no cerne de algumas discussões sobre autoria de projetos, de imagens, como parte interessada nessa discussão que envolve várias áreas do conhecimento. O ensino de Comunicação e Semiótica pode auxiliar no entendimento desse contexto. O Design, enquanto linguagem, pode usufruir das ferramentas disponibilizadas pela IA, desde a elaboração do conceito até a divulgação do projeto final. Como resultado, verifica-se a contribuição da Semiótica como ciência da representação e capaz de identificar possibilidades de mediação e construção de conhecimento mediado pelos recursos da IA. A Semiótica possibilita a fundamentação teórica capaz de promover a investigação dos sistemas de significação aplicada no campo do Design. E, ainda, contribui como suporte para entendimento das relações entre os recursos disponibilizados pela IA e suas representações nos projetos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Ensino de comunicação e semiótica Graduação em design |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16870 |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons