Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16870
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
taisalves.pdf230.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : A inteligência artificial e o ensino de semiótica no design: percursos de significação
Autor(es): Alves, Taís
Braida, Frederico
Nojima, Vera
Organizador: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: A inteligência artificial (IA) tem estimulado a discussão sobre muitos desafios no ensino de graduação em Design no Brasil. “A função da I.A. é projetar “o programa do agente”, uma atividade que coloca em prática o mapeamento do agente das suas percepções até suas ações (RUSSEL; NORVIG, 2003). As pesquisas por textos e imagens já contam com o auxílio de aplicativos e programas que auxiliam os usuários. O uso de recursos da IA faz parte do cotidiano de uma parcela da sociedade contemporânea. Sua utilização se tornou ainda mais evidente com a popularização dos chatbots, que são softwares projetados para conversas e pesquisas com usuários humanos. No entanto, é importante observar que a IA já é uma realidade há tempos, e desempenha funções diversas em vários domínios. No campo acadêmico, não é diferente. O objetivo deste trabalho é discutir como o ensino de Comunicação e Semiótica participa da discussão sobre a influência dos recursos disponibilizados pela IA no ato de projetar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre o tema, com a apresentação de alguns estudos de caso. O Design, como área multidisciplinar e híbrida, está no cerne de algumas discussões sobre autoria de projetos, de imagens, como parte interessada nessa discussão que envolve várias áreas do conhecimento. O ensino de Comunicação e Semiótica pode auxiliar no entendimento desse contexto. O Design, enquanto linguagem, pode usufruir das ferramentas disponibilizadas pela IA, desde a elaboração do conceito até a divulgação do projeto final. Como resultado, verifica-se a contribuição da Semiótica como ciência da representação e capaz de identificar possibilidades de mediação e construção de conhecimento mediado pelos recursos da IA. A Semiótica possibilita a fundamentação teórica capaz de promover a investigação dos sistemas de significação aplicada no campo do Design. E, ainda, contribui como suporte para entendimento das relações entre os recursos disponibilizados pela IA e suas representações nos projetos.
Resumen : -
Palabras clave : Inteligência artificial
Ensino de comunicação e semiótica
Graduação em design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16870
Fecha de publicación : 23-oct-2023
Aparece en las colecciones: 4º Encontro de Semiótica do Projeto



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons