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Tipo: Artigo de Evento
Título: A imagem, o discurso e o valor em uma sociedade neoliberalista
Autor(es): Rebello, Antonio
Organizador(es): Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Neste documento trabalhamos a construção de um ponto de vista sobre o design na atualidade elucidando como o mercado de trabalho vem enquadrando o designer a seu serviço mais do que abraçando a sua capacidade criativa e analítica para o bem do trabalho artístico. Explorando os fundamentos filosóficos e a cultura do neoliberalismo, além de articular vivências profissionais a fim de estimular a expansão dos conceitos de design na modernidade para o mercado de trabalho. No raciocínio que apresentamos, o mercado de produções visuais hoje cria, subjetivamente, formas de realizar a exploração do funcionário que trabalha com a criatividade e a imagem, mas a situação também desperta a reação negativa em relação ao mercado e permite se defender da prática exploratória do mercado. O aspecto interessante de investigar é que a transformação de prioridades de vida em relação às gerações, estão relacionadas a tomadas de ações pelo mercado para se renovar e se tornar compatível com a realidade do pensamento geracional, melhorando as rotas disponíveis para o profissional ter mais agenciamento sobre sua carreira e serviço. Insistir em trazer essa linha de domínio estético e criativo obrigatoriamente para um entorno com propriedades funcionais diferentes, não tem se mostrado o melhor investimento a longo prazo para a presença da companhia. Acredito que as reflexões presentes possam iluminar de forma branda o panorama que enfrenta a produção criativa hoje, mas que também consiga mostrar que nunca houve tanta abertura tecnológica para dar a oportunidade de designers e comunicadores terem agenciamento próprio sobre o que conseguem elaborar. A velocidade da sociabilidade da internet, alterando o ritmo da vida profissional, pode não oferecer um melhor espaço para a profundidade e a subjetividade no escritório, mas ela permite uma autonomia e continuidade para trabalhos que se mostrem cada vez mais pertencentes a uma natureza de domínio diferente.
Abstract: -
Palavras-chave: Subjetividade
Design
Neoliberalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16867
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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