Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16850
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaceliacoutodossantos.pdfPDF/A3.28 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Sigiliano, Natália Sathler-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593753995807422pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Célia Couto dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2213415337369113pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T12:15:10Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T12:15:10Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16850-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze critical reviews from its circulation on the social media platform Instagram, considered a medium for texts of this and other genres. It is framed within a context that not only requires more in-depth research in the field of analysis and mapping of new digital genres, but also demands a careful examination of genres already known in other spaces, also digital or physical, considering the peculiarities of a new medium. To accomplish this, we revisit linguistic reflections from the Bakhtin Circle, especially their contributions regarding discursive genres (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2018), establishing connections with the studies conducted by Marcuschi (2010, 2011) that emphasize the dynamism of genres, and by Zavam (2012) about its transmutation. According to Marcuschi (2003), we also discuss the notion of medium. We review existing works on critical reviews, drawing upon what is already known in academic literature, before delving into debates on (multi)literacies (CAZDEN ET AL, 2021; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2013; SOARES, 2004; STREET, 2014), multimodality (DIONISIO, 2011; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2003; RIBEIRO, 2021), and the relation between information and communication technologies and reading and writing practices (ALBARRÁN; RIBEIRO, 2015; CHARTIER, 2002; MAIA, 2013; RIBEIRO, 2017, 2018), which becomes relevant in the observation of the analyzed data. Furthermore, we provide an overview of Instagram, particularly focusing on the bookstagram community, into which the analyzed data fits. With this theoretical foundation, we conducted a qualitative analysis (BRASILEIRO, 2021) of three critical book reviews published on Instagram by different authors, chosen after a preliminary analysis of a corpus with more than thirty reviews. This analysis prompted reflections on how authors compose their reviews according to the tools provided by the platform and the target audience of the community to which they belong. This includes considerations of dialogism, multimodality, and publicity, as well as specific aspects of reviews, involving the information presented in the texts and the language used. With this, we investigated the hypothesis that there is no change in the genre, but compositional changes influenced by circulation support, without no loss of stability in terms of elements that allow the reader to recognize it as a review. In conclusion, the critical review on Instagram represents a relevant object of study for understanding the relationship between genres and mediums and how new information and communication technologies can influence this dynamic.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar o gênero textual/discursivo resenha a partir de sua circulação na rede social Instagram, tomada como suporte para textos desse e de outros gêneros. Ele insere-se em um contexto de necessidade não só de pesquisas mais aprofundadas no campo da análise e mapeamento de novos gêneros digitais, mas também de um olhar cuidadoso sobre gêneros já conhecidos em outros espaços, também digitais ou físicos, considerando as peculiaridades de um novo suporte. Para tanto, retomamos reflexões linguísticas do Círculo de Bakhtin, em especial suas contribuições sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2018) traçando relações com os estudos realizados por Marcuschi (2010, 2011), que ressaltam a dinamicidade dos gêneros textuais, e de Zavam (2012) sobre a sua transmutação. Também segundo Marcuschi (2003), discutimos a noção de suporte. Revisitamos trabalhos sobre a resenha, retomando o que já é conhecido na literatura acadêmica, antes de nos debruçarmos sobre os debates acerca dos (multi)letramentos (CAZDEN ET AL, 2021; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2013; SOARES, 2004; STREET, 2014), da multimodalidade (DIONISIO, 2011; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2003; RIBEIRO, 2021) e da relação entre as tecnologias de informação e comunicação e as práticas de leitura e escrita (ALBARRÁN; RIBEIRO, 2015; CHARTIER, 2002; MAIA, 2013; RIBEIRO, 2017, 2018) o que se torna relevante na observância dos dados analisados. Ademais traçamos um panorama geral da rede social Instagram e, em especial, da comunidade bookstagram, na qual os dados analisados se inserem. A partir desse embasamento teórico, foi realizada uma análise qualitativa (BRASILEIRO, 2021) de três resenhas críticas de livros publicadas na rede social Instagram por diferentes autores, selecionadas a partir de uma análise preliminar de um corpus com mais de trinta exemplares. Essa análise motivou reflexões sobre a maneira como os autores compõem suas resenhas de acordo com as ferramentas do suporte e com o público-alvo da comunidade à qual pertencem, o que compreende as noções de dialogismo, multimodalidade e publicidade, bem como as questões próprias do gênero resenha, envolvendo as informações presentes nos textos e a linguagem empregada. Com isso investigou-se a hipótese de que não há mudança de gênero, mas alterações composicionais no gênero resenha influenciadas pelo suporte de circulação, sem perda na estabilidade quanto a elementos que permitem o reconhecimento, pelo leitor, de uma resenha. Conclui-se, dessa forma, que a resenha no Instagram é um objeto de estudo relevante para a compreensão da relação entre gêneros e suportes e da forma como as novas tecnologias de informação e comunicação podem interferir nessa dinâmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectResenhapt_BR
dc.subjectBookstagrampt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSuportes de gêneros textuaispt_BR
dc.subjectReviewpt_BR
dc.subjectBookstagrampt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subjectMediums for discursive genrespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleResenha literária no Instagram: revisitando a relação entre gêneros e suportespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons