Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16827
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquelespositofortuna.pdfPDF/A13.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diário de uma vir-a-ser arquiteta-ceramista: das mãos no barro ao projeto de um atelier de cerâmica sensível e sustentável
Autor(es): Fortuna, Raquel Esposito
Primeiro Orientador: Olender, Mônica Cristina Henriques Leite
Resumo: O atelier de cerâmica é o lugar onde o artesão-ceramista pratica seu ofício e experimenta de modo sensível a conexão com aquilo que produz – a arte a partir do barro – e a dinâmica do ensinar e aprender, através da educação da atenção. Dada a complexidade das relações que acontecem neste lugar, é necessário que, quando submetido a um projeto de arquitetura, possa garantir além da qualidade técnica, a sensibilidade e a sustentabilidade. Muitas vezes, percebe-se que apenas a graduação não se mostra suficiente para preparar o profissional arquiteto para ser capaz de gerar sensações e emoções através da arquitetura de maneira intencional, bem como garantir a responsabilidade/sustentabilidade ambiental, social e econômica. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso I se propõe a realizar um estudo acerca destas qualidades e a desenvolver a sensibilização necessária para realizar o projeto de um atelier de cerâmica sensível e sustentável durante a etapa de Trabalho de Conclusão de Curso II. Para tal, foram realizadas consultas a referenciais bibliográficos a fim de embasar teoricamente os temas base do trabalho. Também foi realizado um estudo qualitativo por meio de pesquisas de campo e coleta de relatos orais, reunindo narrativas, descrições, reflexões, percepções e informações técnicas adquiridos por meio de descrições textuais e ilustradas em forma de diário.
Abstract: The ceramic studio is the place where the craftsman-ceramist practices his craft and sensitively experiences the connection with what he produces – art from clay – and the dynamics of teaching and learning, through the education of attention. Given the complexity of the relationships that take place in this place, it is necessary that, when submitted to an architectural project, that it can guarantee, in addition to technical quality, sensitivity and sustainability. It is often noticed that graduation alone is not enough to prepare the architect to be able to intentionally generate sensations and emotions through architecture, as well as guarantee environmental, social and economic responsibility/sustainability. In this way, the first part of this Graduation Thesis proposes to carry out a study about these qualities and to develop the necessary awareness to carry out the project of a sensitive and sustainable ceramics workshop during the second part of the Graduation Thesis. To this end, bibliographical references were consulted in order to theoretically base the basic themes of the work. A qualitative study was also carried out through field research and the collection of oral reports, gathering narratives, descriptions, reflections, perceptions and technical information acquired through textual and illustrated descriptions in the form of a diary.
Palavras-chave: Atelier
Cerâmica
Sensível
Sustentável
Pottery
Sensitive
Sustainable
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16827
Data do documento: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons