https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16826
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
thalesfernandessilva.pdf | PDF/A | 5.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arquitetura em contexto digital: representações arquitetônicas a partir de jogos eletrônicos |
Autor(es): | Silva, Thales Fernandes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Juliana Simili de |
Resumo: | Resultante do desenvolvimento em ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, a difusão de informações por recursos midiáticos, possibilitou, principalmente, a facilidade de conexão entre tudo e todos. Alavancadas pelo cenário pandêmico ocasionado pelo vírus SARS-CoV-2, ocorrido a partir de 2019, a interação por mídias digitais tomou lugar de destaque, visto o contato presencial ser considerado uma problemática. Por conseguinte, a população mundial viu em sua residência, lugar de refúgio e interação de forma remota, tendo como meio de entretenimento e lazer, os jogos eletrônicos. Nessa perspectiva, observa-se que tais instrumentos além de garantir entretenimento, possuem a capacidade de promulgar conhecimento no que tange áreas de atuação profissional. Dessa forma o intuito da monografia é promover a aproximação das relações entre jogos digitais e o curso de Arquitetura, analisando as dinâmicas espaciais dos meios supracitados e suas representações. A pesquisa expõe através dos softwares, recursos que favorecem o aprendizado sobre a área, por meio das especificidades de cada, baseando-se em sua jogabilidade. Constata-se previamente que as informações disponíveis nos games e apresentadas ao jogador de forma lúdica, estimulam habilidades essenciais para o curso de graduação no decorrer da jogatina, seja por meio da influência e manipulação do ambiente, como também no contato com outras “realidades”, mediante a uma arquitetura que faça alusão a diversos cenários temáticos. Para que ao fim, embasado pela pesquisa, formule uma proposta de intervenção no Trabalho de Conclusão de Curso 2, que concilie os jogos digitais à arquitetura, na geração de um espaço temático que estreite essa relação. |
Abstract: | Resulting from the rapid development of technological advances, the transmission of information by media resources, made possible, mainly, the ease of connection between everything and everyone. Leveraged by the pandemic scenario caused by the SARS-CoV-2 virus, which occurred from 2019, interaction through digital media was a prominent place, since face-to-face contact was considered a problem. Therefore, the world's population saw their homes as a place of refuge and remote interaction, using electronic games as a means of entertainment and leisure. In this perspective, it is observed that such instruments, in addition to ensure entertainment, have the capacity to promulgate knowledge regarding areas of professional activity. Thus, the purpose of the monograph is to promote the approximation of the relationship between digital games and the Architecture course, analyzing the spatial dynamics of the aforementioned means and their representations. The research exposes, through the software, resources that favor learning about the area, through the specificities of each one, based on its gameplay. It appears previously that the information available in the games and developed to the player in a playful way, stimulate essential skills for the graduation course during the game, either through the influence and pressure of the environment, as well as in contact with other “realities”, through an architecture that alludes to different thematic scenarios. So that at the end, based on the research, formulate a proposal for intervention in Course Completion Work 2, that reconciles digital games with architecture, in the generation of a thematic space that strengthens this relationship. |
Palavras-chave: | Arquitetura Jogos eletrônicos Aprendizagem Architecture Eletronic games Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16826 |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons