https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carlosrafaeldejesus.pdf | 704.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Raças na espécie humana? Desconstruções em biologia no ensino médio |
Autor(es): | Jesus, Carlos Rafael de |
Orientador: | Santos, Marcelo de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Julvan Moreira de |
Miembros Examinadores: | Tavares, Leticia Stephan |
Resumo: | Esta dissertação relata a experiência de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar sobre evolução humana e relações étnico-raciais no ensino de Biologia para turmas do terceiro ano em tempo integral da Escola Estadual Sebastião Cerqueira. O objetivo geral foi promover a educação antirracista e desconstruir o conceito de raça biológica. Os objetivos específicos incluíram análise da interdisciplinaridade entre Biologia e Ciências Humanas, avaliação do impacto na conscientização dos alunos e investigação da eficácia das metodologias ativas. A metodologia envolveu análise das aulas ministradas. Os resultados demonstraram feedback positivo dos alunos, boa receptividade às estratégias aplicadas e resultados favoráveis nas avaliações. Conclui-se que abordagens inovadoras, interdisciplinares e participativas são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e reflexiva, combatendo preconceitos e estereótipos e fomentando a igualdade étnico-racial no ensino de Biologia no Brasil. |
Resumen : | This dissertation reports the experience of applying an interdisciplinary didactic sequence on human evolution and ethnic-racial relations in the teaching of Biology to full-time third-year classes at the Sebastião Cerqueira State School. The overall goal was to promote anti-racist education and deconstruct the concept of biological race. The specific objectives included analysis of the interdisciplinarity between Biology and Human Sciences, evaluation of the impact on students' awareness and investigation of the effectiveness of active methodologies. The methodology involved analysis of the classes taught. The results showed positive feedback from the students, good receptivity to the strategies applied and favorable results in the evaluations. It is concluded that innovative, interdisciplinary and participatory approaches are essential to promote a more inclusive and reflective education, combating prejudices and stereotypes and fostering ethnic-racial equality in the teaching of Biology in Brazil. |
Palabras clave : | Ensino de biologia Educação antirracista Interdisciplinaridade Diversidade étnico-racial Metodologias ativas Impacto educacional Biology teaching Anti-racist education Interdisciplinarity Ethnic-racial diversity Active methodologies Educational impact |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons