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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação na educação infantil: um estudo na Rede Municipal de Ensino de São Luís
Autor(es): Lago, Euquênia Veiga
Primeiro Orientador: Zanetti, Alexsandra
Membro da banca: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar o processo de avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Luís, a fim de propor ações de aprimoramento do acompanhamento técnico-pedagógico, das práticas e instrumentos adotados para avaliar e registrar o trabalho educacional e o percurso de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O processo de avaliação é analisado como uma responsabilidade tanto das instituições infantis quanto da Secretaria Municipal de Educação. Dentro desse contexto, o aporte teórico desta pesquisa parte da concepção de avaliação presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (Brasil, 2009a), nos documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de São Luís e nas visões de autores como Fullgraf e Wiggers (2014), Giandomenico, Picchio e Mussati (2018), Hoffmam (1996; 2012), Neves, Oliveira e Santos (2017) e Ostetto (2017). O trabalho está alicerçado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, seguindo a trajetória de um estudo de caso, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), por meio da Superintendência da Área de Educação Infantil (Saei) e as instituições infantis da Rede Municipal, com a representatividade de três Unidades de Educação Básica – UEB. Foi realizada uma pesquisa documental – a partir da análise dos relatórios de gestão, dos planos de ação e do Plano de Acompanhamento Técnicopedagógico da Saei e dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições selecionadas – e entrevistas dialógicas semiestruturadas para a produção de dados. Participaram das entrevistas professoras do suporte pedagógico (coordenadoras pedagógicas), professoras e técnicas de acompanhamento pedagógico da Saei. A análise e a interpretação dos dados revelaram fragilidades, tanto no papel das instituições infantis quanto da Secretaria Municipal de Educação, em relação ao processo de avaliação na Educação Infantil. Foram observadas dificuldades da equipe de acompanhamento técnico-pedagógico da Saei em realizar as orientações e o acompanhamento das instituições infantis. Os Projetos Político-Pedagógico (PPP) apresentam concepções de avaliação desalinhadas em relação à Proposta Curricular da Rede. Percebeu-se pouca participação das crianças e das famílias no processo de avaliação. A avaliação é pouco utilizada como instrumento de reflexão sobre a prática docente. No que concerne aos procedimentos da avaliação, constatou-se uma carência de instrumentos de registro e foco no Relatório de Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança, além de práticas equivocadas, pautadas no processo de escrita. Verificou-se que as dificuldades encontradas no processo avaliativo podem ser oriundas da falta de formação continuada, já que a temática não foi objeto de estudo nos últimos anos. As fragilidades detectadas consubstanciaram na construção do Plano de Ação Educacional (PAE), organizado com ações e estratégias para o aprimoramento do processo de avaliação das crianças, realizado no cotidiano das instituições infantis da Rede Municipal de Ensino de São Luís.
Abstract: This study aims to investigate the evaluation process in Early Childhood Education in the São Luís Municipal Education System, in order to propose improvement actions to the technical-pedagogical attendance, the practices and instruments adopted to evaluate and register the educational labor and the path of children's learning and development. The evaluation process is analyzed as a responsibility of both the children's institutions and the Municipal Department of Education. Within this context, this research’s theoretical contribution is based on the evaluation conception present in the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) (Brasil, 2009a), the curricular documents of the São Luís Municipal Education System and the views of authors such as Fullgraf; Wiggers (2014), Giandomenico, Picchio e Mussati (2018), Hoffman (1996 and 2012), Neves, Oliveira e Santos (2017) and Ostetto (2017). This paper is based on a qualitative research approach, following the trajectory of a case study, implicating the Municipal Secretary of Education of São Luís (Semed), through the Superintendence of the Area of Early Childhood Education - Saei and the children's institutions of the Municipality, with representativeness of three Basic Education Units – UEB. A documentary research was performed – based on the analysis of management reports, action plans and the Saei's Technical-pedagogical Monitoring Plan and the Pedagogical Political Projects (PPP) of the selected institutions – and semi-structured dialogic interviews were used for data generation. Pedagogical support teachers (pedagogical coordinators), teachers and pedagogical support technicians from Saei were the interview’s participants. The analysis and data interpretation revealed frailties, both in the role of children's institutions and in the Municipal Department of Education, regarding to the evaluation process in Early Childhood Education. Difficulties were observed on Saei's technical-pedagogical monitoring team about performing the guidelines and monitoring of children's institutions. The PPP present evaluation concepts that are misaligned with the System’s Curriculum Proposal. Little participation of children and families in the evaluation process was noticed. Assessment is little used as an instrument for reflecting on teaching practice. With regard to the evaluation procedures, there was a lack of recording instruments and focus on the Child Development and Learning Report, in addition to mistaken practices, guided by the writing process. It was found that the difficulties encountered in the evaluation process may be due to the lack of continuing education, since the theme has not been studied in recent years. The detected fragilities consubstantiated in the construction of the Educational Action Plan (PAE), organized through actions and strategies to improve the evaluation process of children, performed daily in children's institutions of the Municipal Education System of São Luís
Palavras-chave: Avaliação
Educação infantil
Rede Municipal
Evaluation
Child education
Municipal education system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16764
Data do documento: 2-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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