https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16747
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabellecarlamarquesguedes.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | "Dá medo é de ser descoberto!": Vivências de prazer e sofrimento no trabalho de trabalhadores neurodivergentes |
Autor(es): | Guedes, Isabelle Carla Marques |
Orientador: | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Miembros Examinadores: | Domingues Júnior, Paulo Lourenço |
Miembros Examinadores: | Freitas, Fábio Cardoso de |
Resumo: | O trabalho possui um lugar significante na realidade dos indivíduos e compreender a vivência de trabalhadores neurodivergentes é ainda muito desafiador por se tratar de um assunto ainda pouco explorado. Este estudo tem como objetivo compreender como têm sido as vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores neuroatípicos em seus ambientes de trabalho. As teorias utilizadas versam sobre a psicodinâmica do trabalho e a neurodivergência. Por meio de uma abordagem qualitativa e a coleta de dados realizada por entrevistas narrativas, participaram deste estudo vinte indivíduos com diagnóstico médico ou psicanalítico de neurodivergência aqui elencados sob os laudos de Transtorno do Espectro do Autismo, Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade e Tourette, brasileiros, com maior idade civil e comprovada experiência de trabalho. As descobertas deste estudo abrem espaço de conversa sobre a neurodivergência no trabalho e os desafios encontrados na constante necessidade de adequação ao ambiente, na sobrecarrega de sua saúde mental, no medo de serem descobertos e do estereótipo. Concomitante, este estudo evidencia o poder do reconhecimento no desempenho de neurodivergentes, o bom desenvolvimento dos mesmos em atividades desafiadoras e quando bem integrados a potencialidade de suas características como vantagens competitivas. |
Resumen : | Work has a significant place in the reality of individuals and understanding the experience of neurodivergent workers is still very challenging as it is a subject that is still little explored. This study aims to understand what the experiences of pleasure and suffering of neuroatypical workers have been like in their work environments. The theories used deal with the psychodynamics of work and neurodivergence. Through a qualitative approach and data collection carried out through narrative interviews, twenty individuals with a medical or psychoanalytic diagnosis of neurodivergence, listed here under the accolades of Autism Spectrum Disorder, Dyslexia, Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Tourette's, participated in this study. Brazilians, with higher civil age and proven work experience. The findings of this study open up space for conversation about neurodivergence at work and the challenges encountered in the constant need to adapt to the environment, the burden on their mental health, the fear of being discovered and stereotype. At the same time, this study highlights the power of recognition in the performance of neurodivergent people, their good development in challenging activities and, when well-integrated, the potential of their characteristics as competitive advantages. |
Palabras clave : | Desenvolvimento neurológico atípico Trabalhadores neuroatípicos Neurodiversidade Psicodinâmica do trabalho Atypical neurological development Neuroatypical workers Neurodiversity Psychodynamics of work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16747 |
Fecha de publicación : | 7-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons