https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16713
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lucianaoliveirabassoli.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Construção de um jogo educativo de sistemas genitais e educação em saúde como ferramenta complementar no ensino de biologia |
Author: | Bassoli, Luciana Oliveira |
First Advisor: | Rezende, Alice Belleigoli |
Referee Member: | Oliveira, André Gustavo Fernandes de |
Referee Member: | Rezende, Alice Belleigoli |
Resumo: | Conhecer o corpo humano é muito mais do que a memorização de sistemas e funções, mas o entendimento sobre saúde, relações interpessoais e com o ambiente onde o estudante está inserido. As conexões entre conceitos, modelos e ideias científicas são fundamentais às tomadas de decisões na vida em sociedade. O conteúdo de anatomia e fisiologia dos sistemas genitais masculino e feminino são primordiais para que o aluno possa inferir sobre questões relacionadas à sexualidade e a saúde. Entretanto, são considerados complexos e de difícil assimilação pelos educandos. Neste contexto, é cada vez maior a necessidade de utilização de novas estratégias pedagógicas que possam inovar o ensino de biologia, tornando a aprendizagem mais acessível e atrativa para os alunos. Os jogos educativos são materiais didáticos valiosos. Eles motivam os educandos e despertam o interesse deles pelo conteúdo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática com foco na construção de um jogo educativo como ferramenta complementar para o ensino dos sistemas genitais e educação em saúde, avaliando a percepção e ganho de conhecimento dos alunos do ensino médio. O estudo foi realizado no ano letivo de 2023, na Escola Estadual Ali Halfeld, Juiz de Fora-MG, abrangendo os discentes regularmente matriculados na disciplina de Ciências Aplicadas do segundo ano do ensino médio, na turma sob regência da professora Luciana Oliveira Bassoli. A sequência didática foi desenvolvida em várias etapas, incluindo a construção do jogo de forma colaborativa com os alunos. Finalizadas todas as atividades, foi aplicado um teste de verificação de conhecimentos (TVC) sobre o conteúdo abordado. Além disso, os alunos responderam a um questionário que avaliou a percepção discente sobre a construção e utilização do jogo em sala de aula. A nota média no TVC evidenciou um desempenho satisfatório e um aproveitamento superior a 65%. A maioria dos alunos teve uma percepção geral positiva em relação ao jogo, avaliando-o com uma nota média de 9,28 ± 1,17 (média ± DP) em dez. Do total de estudantes, 92,3% concordaram que o jogo teve um impacto positivo na aprendizagem e 96,2% que ele estimulou a participação ativa do aluno neste processo. Em adição, 88,5% dos alunos concordaram que o jogo melhorou a compreensão do conteúdo de educação em saúde e 76,9% afirmaram que ele ajudou a aumentar o interesse nas aulas de biologia. Os resultados sugerem que o jogo educativo foi uma excelente alternativa para otimizar a aprendizagem de sistemas genitais e educação em saúde no ensino médio, melhorando a percepção discente sobre o conteúdo e a disciplina. Em adição, o jogo aumentou o protagonismo do educando na construção do conhecimento e aproximou o conteúdo de biologia do seu cotidiano. |
Abstract: | Knowing the human body is much more than memorizing systems and functions, but understanding health, interpersonal relationships and the environment in which the student is inserted. The connections between concepts, models and scientific ideas are fundamental to decision-making in life in society. The anatomical and physiological content of the male and female genital systems are essential for the student to infer about issues related to sexuality and health. However, they are considered complex and difficult to be assimilated by students. In this context, there is a growing need for the use of new pedagogical strategies that can innovate biology teaching, making learning more accessible and attractive for students. Educational games are valuable teaching materials. They motivate students and arouse their interest in content. The aim of this work was to develop a didactic sequence focused on the construction of an educational game as a complementary tool for the teaching of the genital systems and health education, evaluating the perception and knowledge acquired by high school students. The study was conducted in the academic year of 2023, at Ali Halfeld State School, Judge of Out-MG, covering the students regularly enrolled in the discipline of Applied Sciences of the second year of high school, in the classroom under the direction of the teacher Luciana Oliveira Bassoli. The didactic sequence was developed in several stages, including building the game in a collaborative manner with the students. After completion of all activities, a Knowledge Verification Test (KVT) was applied to the covered content. In addition, the students answered a questionnaire that evaluated the student’s perception of building and using the game in the classroom. The average rating of TVC showed satisfactory performance and a profitability of over 65%. Most students had a positive overall perception of the game, evaluating it with an average score of 9.28 ± 1.17 (average ± DP) of ten. Of the total number of students, 92.3% agreed that the game had a positive impact on learning and 96.2% that it encouraged the student's active participation in this process. In addition, 88.5% of students agreed that gaming improved their understanding of the health education content and 76,9% said it helped increase interest in biology lessons. The results suggest that educational play was an excellent alternative to optimizing genital learning and health education in secondary school, improving students' perception of content and discipline. In addition, gambling increased the role of education in building knowledge and brought the content of biology closer to their everyday life. |
Keywords: | Sequência didática Sistemas genitais Educação em saúde Jogos didáticos Educational sequence Genital systems Health education Educational games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16713 |
Issue Date: | 23-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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