Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joanacristinapereiradeoliveiraferreira.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Domingues, André Luiz da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1494452240498154pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Jair Adriano Kopke de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023687526571878pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carolina dos Santos Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352439598801035pt_BR
dc.creatorFerreira, Joana Cristina Pereira de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T12:29:58Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-11T12:29:58Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs microrganismos interagem constantemente com humanos, animais, vegetais e com o ambiente, ocasionando malefícios, mas também inúmeros benefícios. O ensino e o aprendizado sobre os microrganismos envolvem muitos desafios, dentre eles, a dificuldade de serem visualizados sem microscópios, pouco investimento em infraestrutura de laboratórios escolares, o foco no estudo apenas nos malefícios causados por eles e pela falta de capacitação dos professores. Desta forma, a Microbiologia frequentemente faz parte do cenário do ensino conteudista e os alunos, muitas vezes, possuem uma visão simplista, considerandoos apenas como vilões. Este projeto propôs o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática com base no ensino investigativo, para facilitar o processo de ensino e o aprendizado dos alunos sobre os microrganismos e sua importância no cotidiano. A sequência didática foi dividida em 6 etapas: 1-Avaliação diagnóstica e contextualização, onde houve recolhimento do conhecimento prévio dos alunos; 2- Realização de processo investigativo, realização de um experimento prático sobre cultivo de microrganismos 3-Leitura e discussão do experimento prático e observação da ubiquidade dos microrganismos; 4- Vilões ou mochinhos? Definição dos papéis de cada grupo de alunos por sorteio; 5-Julgamento e veredito: culminância da sequência didática com confirmação e/ou reelaboração das hipóteses, onde os alunos puderam defender e acusar os microrganismos 6- Avaliação diagnóstica alunos e professores, para qualificar o que foi aplicado e também coletar sugestões e críticas. A construção e aplicação da SD foi concluída com êxito. A SD foi bem avaliada por alunos e professores e evidenciou a importância da utilização de novas metodologias no ensino médio, contribuindo para a quebra do paradigma de aulas tradicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectMicrorganismospt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleVilões ou mocinhos: o papel dos microrganismos no teatro da vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons