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dc.contributor.advisor1Caldeira Neto, Odilon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130391522123596pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Francisco César Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609472501010800pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Francisco Carlos Teixeira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621401615186277pt_BR
dc.creatorDias, Ana Amélia Gimenez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2183832853121818pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T16:47:53Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-27T16:47:53Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16689-
dc.description.abstractThis research aims to delve into the understanding of the religious daily life among Brazilian troops during World War II. With Brazil's entry into the conflict in 1942 and the establishment of the Brazilian Expeditionary Force (FEB), the Religious Assistance Service (SAR) was formed in 1944, with the purpose of providing spiritual support to soldiers who would soon be engaged in the Italian theatre of operations. In this context, a total of 27 chaplains, both Catholics and Protestants, embarked towards Europe alongside Brazilian troops. By scrutinizing the individual journeys of friar Orlando and Monsignor Eloi, using the microhistory approach, this research aims to unveil the religious practices adopted by Brazilian soldiers during the conflict. Furthermore, it explores the interactions between the Religious Assistance Service and the Army at different junctures: before, during, and after the war.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão do cotidiano religioso das tropas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. Com o ingresso do Brasil no conflito em 1942 e a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Serviço de Assistência Religiosa (SAR) foi estabelecido em 1944, com a finalidade de oferecer apoio espiritual aos soldados que logo estariam envolvidos no teatro de operações italiano. Nesse contexto, 27 capelães, tanto católicos, quanto protestantes, embarcaram rumo à Europa junto com as tropas brasileiras. Por meio da análise das jornadas individuais de Frei Orlando e Monsenhor Eloi, utilizando a abordagem da micro-história, esta pesquisa busca desvendar as práticas religiosas adotadas pelos soldados brasileiros durante o conflito. Além disso, explora as interações entre o Serviço de Assistência Religiosa e o Exército em diferentes momentos: antes, durante e após a guerra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectServiço de assistência religiosapt_BR
dc.subjectForça expedicionária brasileirapt_BR
dc.subjectWorld War IIpt_BR
dc.subjectReligious assistance servicept_BR
dc.subjectBrazilian expeditionary forcept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO sagrado no profano: manifestações religiosas e formação de identidade da FEB, durante a Segunda Guerra Mundial. Um estudo das trajetórias de Frei Orlando (1913-1945) e Monsenhor Francisco Eloi (1915- 2003)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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