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Tipo: Dissertação
Título: Uma metanálise de estudos longitudinais sobre a relação entre as funções executivas e a matemática
Autor(es): Tette, Pedro Paulo Marci
Primeiro Orientador: Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo
Co-orientador: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Membro da banca: Ferreira, Fernanda de Oliveira
Membro da banca: Pollo, Tatiana Cury
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar a relação entre as funções executivas (FE) e as habilidades matemáticas ao longo do desenvolvimento por meio de uma metanálise de estudos longitudinais. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram incluídos na metanálise 25 estudos com crianças e adolescentes (n = 103.198; Midadeinicial = 5,15 e Midadefinal = 8,3). Um modelo de efeitos aleatórios foi empregado e observado que a magnitude do efeito entre as FE e a matemática foi moderada e significativa (r = 0,33, IC 95% [0,28, 0,38]). Dos componentes das FE, a memória de trabalho apresentou a correlação mais forte com a matemática (r = 0,39, IC 95% [0,35, 0,44]), seguido da flexibilidade cognitiva (r=0,33, IC 95% [0,28, 0,37]) e do controle inibitório (r = 0,22, IC 95% [0,17, 0,26]). De uma forma geral, os resultados das análises evidenciaram que enquanto a força da correlação entre o controle inibitório e a matemática não variou significativamente de acordo com as medidas de matemática consideradas, a força das correlações entre a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva variou, sendo medidas de testes gerais de matemática mais fortemente correlacionadas com a memória de trabalho (r = 0,43, IC 95% [0,36 0,49]) e a flexibilidade cognitiva (r = 0,36, IC 95% [0,32 0,40]) do que medidas de cálculo (r = 0,33, IC 95% [0,29 0,37] para memória de trabalho e r = 0,19, IC 95% [0,13 0,25] para flexibilidade cognitiva). A idade não moderou a relação entre as FE e a matemática. Os resultados desta metanálise evidenciaram que as FE e seus subcomponentes apresentam um bom poder preditivo do desempenho em tarefas de matemática e indicam a importância do rastreamento do desenvolvimento das FE para a implementação de estratégias interventivas que têm como objetivo prevenir dificuldades no aprendizado da matemática.
Abstract: This study investigated the relationship between executive functions (EF) and mathematical skills throughout development through a meta-analysis of longitudinal studies. Twenty-five studies conducted with children and adolescents (n = 103,198; MInitialAge = 5.15 and MFinalAge = 8.3) were included in the meta-analysis. A random effects model was employed, and the effect size between EF and mathematics was moderate and significant (r = 0.33, 95% CI [0.28, 0.38]). Considering the components of EF, working memory showed the strongest correlation with mathematics (r = 0.39, 95% CI [0.35, 0.44]), followed by cognitive flexibility (r = 0.33, CI 95% [0.28, 0.37]) and inhibitory control (r = 0.22, 95% CI [0.17, 0.26]). In general, the results of the analyzes showed that while the strength of the correlation between inhibitory control and mathematics did not vary significantly according to the mathematics measures considered, the strength of the correlations between working memory and cognitive flexibility varied, with general math test measures being most strongly correlated with working memory (r = 0.43, 95% CI [0.36 0.49]) and cognitive flexibility (r = 0.36, 95% CI [0 .32 0]) .40]) than calculation measures (r = 0.33, 95% CI [0.29 0.37] for working memory and r = 0.19, 95% CI [0.13 0,25] for cognitive flexibility). Age did not moderate the relationship between EF and mathematics. The results of this metaanalysis showed that EF and its subcomponents have good predictive power for performance in mathematics and indicate the importance of screening the development of EF for implementing intervention strategies that aim to prevent difficulties in learning mathematics.
Palavras-chave: Funções executivas
Matemática
Metanálise
Longitudinal
Executive function
Math
Meta-analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16684
Data do documento: 15-Dez-2023
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