Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16684
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041335578500599pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316670280774812pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Fernanda de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9835545043105295pt_BR
dc.contributor.referee2Pollo, Tatiana Cury-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5270485194465538pt_BR
dc.creatorTette, Pedro Paulo Marci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265638950470262pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T16:40:03Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-27T16:40:03Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16684-
dc.description.abstractThis study investigated the relationship between executive functions (EF) and mathematical skills throughout development through a meta-analysis of longitudinal studies. Twenty-five studies conducted with children and adolescents (n = 103,198; MInitialAge = 5.15 and MFinalAge = 8.3) were included in the meta-analysis. A random effects model was employed, and the effect size between EF and mathematics was moderate and significant (r = 0.33, 95% CI [0.28, 0.38]). Considering the components of EF, working memory showed the strongest correlation with mathematics (r = 0.39, 95% CI [0.35, 0.44]), followed by cognitive flexibility (r = 0.33, CI 95% [0.28, 0.37]) and inhibitory control (r = 0.22, 95% CI [0.17, 0.26]). In general, the results of the analyzes showed that while the strength of the correlation between inhibitory control and mathematics did not vary significantly according to the mathematics measures considered, the strength of the correlations between working memory and cognitive flexibility varied, with general math test measures being most strongly correlated with working memory (r = 0.43, 95% CI [0.36 0.49]) and cognitive flexibility (r = 0.36, 95% CI [0 .32 0]) .40]) than calculation measures (r = 0.33, 95% CI [0.29 0.37] for working memory and r = 0.19, 95% CI [0.13 0,25] for cognitive flexibility). Age did not moderate the relationship between EF and mathematics. The results of this metaanalysis showed that EF and its subcomponents have good predictive power for performance in mathematics and indicate the importance of screening the development of EF for implementing intervention strategies that aim to prevent difficulties in learning mathematics.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi investigar a relação entre as funções executivas (FE) e as habilidades matemáticas ao longo do desenvolvimento por meio de uma metanálise de estudos longitudinais. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram incluídos na metanálise 25 estudos com crianças e adolescentes (n = 103.198; Midadeinicial = 5,15 e Midadefinal = 8,3). Um modelo de efeitos aleatórios foi empregado e observado que a magnitude do efeito entre as FE e a matemática foi moderada e significativa (r = 0,33, IC 95% [0,28, 0,38]). Dos componentes das FE, a memória de trabalho apresentou a correlação mais forte com a matemática (r = 0,39, IC 95% [0,35, 0,44]), seguido da flexibilidade cognitiva (r=0,33, IC 95% [0,28, 0,37]) e do controle inibitório (r = 0,22, IC 95% [0,17, 0,26]). De uma forma geral, os resultados das análises evidenciaram que enquanto a força da correlação entre o controle inibitório e a matemática não variou significativamente de acordo com as medidas de matemática consideradas, a força das correlações entre a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva variou, sendo medidas de testes gerais de matemática mais fortemente correlacionadas com a memória de trabalho (r = 0,43, IC 95% [0,36 0,49]) e a flexibilidade cognitiva (r = 0,36, IC 95% [0,32 0,40]) do que medidas de cálculo (r = 0,33, IC 95% [0,29 0,37] para memória de trabalho e r = 0,19, IC 95% [0,13 0,25] para flexibilidade cognitiva). A idade não moderou a relação entre as FE e a matemática. Os resultados desta metanálise evidenciaram que as FE e seus subcomponentes apresentam um bom poder preditivo do desempenho em tarefas de matemática e indicam a importância do rastreamento do desenvolvimento das FE para a implementação de estratégias interventivas que têm como objetivo prevenir dificuldades no aprendizado da matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMetanálisept_BR
dc.subjectLongitudinalpt_BR
dc.subjectExecutive functionpt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectMeta-analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUma metanálise de estudos longitudinais sobre a relação entre as funções executivas e a matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons