Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16673
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alanwilliandejesus.pdfPDF/A16.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Caminhos de liberdade no bairro São Benedito: um convite à releitura do pensamento de Morin
Author: Jesus, Alan Willian de
First Advisor: Marques, Luciana Pacheco
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Lopes, Jader Janer Moreira
Referee Member: Santos Pinto, Tarcísio Jorge
Referee Member: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Referee Member: Fleuri, Reinaldo Matias
Resumo: Intitulado “Caminhos de liberdade no bairro São Benedito: convite à releitura do pensamento de Morin”, este manuscrito de doutoramento foi desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, na grande área de concentração Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas; na linha de pesquisa: Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos, e teve como discussão central a liberdade do ser e saber dos/as professores/as. Em busca de um modo de liberdade do ser e saber do professor/a, produzi um exercício de caminhada pelas memórias das gentes do bairro São Benedito, na cidade de Juiz de Fora/MG. O objetivo geral foi “tecer narrativas da liberdade dos/as professores/as como anúncios de linguagens que possibilitassem outras formas de habitar a educação”. Observei, durante os caminhos da pesquisa, que parte dos moradores do São Benedito avançou em sua escolarização da educação infantil ao ensino médio, transitando entre as três escolas públicas localizadas nesse bairro. Em média, 30% do corpo docente dessas escolas é constituído por moradores do bairro, os quais fizeram o percurso formativo na escola em que hoje lecionam. A partir dessa premissa, busquei responder à questão: O que pode a potência da liberdade do ser e saber dos/as professores/as? Pautei-me no referencial teórico do pensamento complexo (Morin, 2007a) e na investigação narrativa (Connelly; Clandinin, 2008) como metodologia da pesquisa. Os caminhos metodológicos foram impulsionados por aquilo que denominei de Mosaicos de Conversações, onde narrei, pela via da racionalidade aberta (Morin, 2020a), as memórias que os sujeitos da pesquisa possuíam do bairro e como esses elementos se interligavam com a história e a geografia do contexto mais amplo brasileiro, nos dando a pensar outros modos de educação, sobretudo em seu sentido micro (Veiga-Neto, 2014). Foram acolhidas memórias e narrativas de dois grupos de sujeitos: o Grupo 1, com o interesse de pensar o movimento da liberdade do ser e saber constituído por um professor e três professoras crias do bairro que atuam na docência na escola que estudaram; e o Grupo 2, formado por cinco moradores antigos crias do bairro que testemunharam o crescimento deste território desde as primeiras moradias, possibilitando-me compreender o sistema cultural (Morin, 1977) deste local. A pesquisa se desenvolveu pelo exercício de pensar filosoficamente a educação à luz do pensamento complexo a partir das memórias-lembranças (Bergson, 2006) dos dois Grupos do São Benedito na relação com a história contada e/ou velada da cidade de Juiz de Fora/MG, nos convidando a conhecer a si mesmo, ao bairro, à cidade e a repensar movimentos da história do Brasil, tecendo relações entre o todo e as partes (Morin, 2003a). Dos ombros da vida e obra do pensador Edgar Morin, cuja liberdade se pauta na relação entre autonomia e dependência (Morin, 1999), contemplei que a liberdade exige múltiplos modos para se manifestar; e no caminhar com o pensamento complexo e as gentes do São Benedito, trago, nesta tese, uma noção de liberdade enquanto conscientização que dirige as nossas narrativas no e com o mundo.
Abstract: Entitled “Paths of freedom in the São Benedito neighborhood: an invitation to reread Morin’s thoughts”, this doctoral manuscript was developed through the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora, in the major study area of Brazilian Education: Management and Pedagogical Practices; in the research line: Discourses, practices, ideas and subjectivities in educational processes, and its central discussion was the freedom of the teachers' being and knowledge. In search of a way of freedom of the teacher's being and knowledge, I produced an exercise of walking through the São Benedito neighborhood people memories in the city of Juiz de Fora/MG. The general objective was “to weave narratives of teachers’ freedom as announcements for languages that would enable other ways of inhabiting education”. I observed, throughout the research, that some of the São Benedito residents progressed in their schooling from early childhood education to high school, moving between the three public schools located in this neighborhood. On average, 30% of the teaching staff at these schools are residents of the neighborhood, who completed their studies at the school where they now teach. From this premise, I tried to answer the question: What can the power of freedom of the teachers' being and knowledge do? I was based on the theoretical framework of complex thinking (Morin, 2007a) and narrative investigation (Connelly; Clandinin, 2008) as a research methodology. The methodological paths were driven by what I called Mosaics of Conversations, where I narrated, through open rationality (Morin, 2020a), the memories that the research subjects had of the neighborhood and how these elements were interconnected with history and the broader geography of the Brazilian context, making us think about other modes of education, especially in its micro sense (Veiga-Neto, 2014). Memories and narratives from two groups of subjects were welcomed: Group 1, with the interest of thinking about the movement of freedom of being and knowledge constituted by a teacher and three teachers raised from the neighborhood who work as teachers at the school they studied; and Group 2, formed by five long-time residents of the neighborhood who witnessed the growth of this territory since the first homes, enabling me to understand the cultural system (Morin, 1977) of this place. The research was developed through the exercise of thinking philosophically about education in the light of complex thinking based on memories-rememberings (Bergson, 2006) of the two São Benedito Groups in relation to the told and/or veiled history of the city of Juiz de Fora/ MG, inviting us to get to know ourselves, the neighborhood, the city and to rethink the movements in Brazil's history, weaving relationships between the whole and the parts (Morin, 2003a). From the lifeshoulders and work of the thinker Edgar Morin, whose freedom is based on the relationship between autonomy and dependence (Morin, 1999), I contemplated that freedom requires multiple ways to manifest itself; and in walking with the complex thought and the people of São Benedito, I bring, in this thesis, a notion of freedom as an awareness that directs our narratives in and with the world
Keywords: Memórias
Narrativa
Complexidade
Liberdade
Memories
Narrative
Complexity
Freedom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16673
Issue Date: 11-Nov-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons