Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16663
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianabandeirajames.pdf3.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A arte da palavra: a leitura literária e suas possibilidades no contexto da creche
Autor(es): James, Juliana Bandeira
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Miembros Examinadores: Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender de que modo a leitura literária atravessa o cotidiano das práticas pedagógicas em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora/MG. A partir disso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) analisar como acontecem situações de leituras literárias nas práticas pedagógicas, em uma turma de atividades, de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora; ii) refletir sobre a participação das crianças nas situações de mediações literárias, observando o tempo/espaço e o critério de escolha dos livros literários. A pesquisa tornou-se relevante pela lacuna existente no campo da produção deconhecimento sobre o tema, apesar de a leitura literária desempenhar um papel relevante para o desenvolvimento das crianças, em especial na primeira infância. Buscamos diversos autores para sustentar as construções teórico-metodológicas, especialmente Vigotski, a partir da perspectiva da teoria histórico-cultural, da relação entre educação e literatura na perspectiva de Benjamin, além do respaldo de outros pesquisadores, como Candido, López, Girottto, Zilberman, Ramos. Para alcançar os objetivos propostos, no primeiro momento, recorri à pesquisa de natureza qualitativa, a partir de estratégias de cunho etnográfico: imersão na creche selecionada para o estudo, observação participante para aproximar e compreender a realidade institucional, elaboração de notas de campo e produção de imagens. Em seguida, selecionei uma sala de atividades para analisar situações de mediações literárias, considerando a participação das crianças. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou fomentar reflexões sobre a leitura literária, sobre a participação das crianças em mediações literárias e outros aspectos da interação professoras-crianças, além da escolha de livros de literatura para crianças bem pequenas.
Resumen : This work had the general objective of understanding how literary reading permeates the daily pedagogical practices in an accredited daycare center in the city fromJuiz de Fora/MG. From this, the following specific objectives were established: i)Analyze how literary reading situations occur in pedagogical practices, in an activity class, at an affiliated daycare center in the city of Juiz de Fora; ii) reflect on children's participation in literary mediation situations, observing time/space and the criteria for choosing literary books. The research became relevant due to the gap in the field of knowledge production on the subject, despite literary reading playing a relevant role in the development of children, especially in early childhood. We sought several authors tosupport the theoretical-methodological constructions, especially Vigotski, from the perspective of Historical-cultural Theory, the relationship between education and literature from Benjamin's perspective, in addition to the support of other researchers suchas Candido, López, Girottto, Zilberman, Branches. To achieve the proposed objectives, initially, I resorted to qualitative research, using ethnographic strategies: immersion in the daycare center selected for the study, participant observation to approach and understand the institutional reality, preparation of field notes. Then, I selected an activityroom to analyze literary mediation situations, considering the children's participation. Thedevelopment of the research made it possible to encourage reflections on literary reading, on children's participation in literary mediations and other aspects of teacher-children interaction, in addition to the choice of literature books for very young children.
Palabras clave : Leitura literária
Creche
Mediação literária
Literary reading
Education children's
Literary mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16663
Fecha de publicación : 15-dic-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons