https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16647
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
carolinanunesdiniz.pdf | 843.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar no novo ensino médio: reflexões a partir da pesquisa-ação |
Autor(es): | Diniz, Carolina Nunes |
Primeiro Orientador: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Oliveira, Julvan Moreira de |
Membro da banca: | Martins, Marcus Leonardo Bomfim |
Membro da banca: | Schweig, Graziele Ramos |
Resumo: | O presente trabalho se debruça sobre o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar do ensino básico brasileiro no sentido da promoção da educação das relações étnico-raciais, de maneira alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da lei 10.639/03. Objetiva-se contribuir com as discussões sobre o papel da disciplina no ensino básico brasileiro, analisando seu potencial para a promoção da educação das relações étnico-raciais. Realiza-se um levantamento bibliográfico acerca das questões étnico-raciais no ensino de Sociologia na educação básica dialogando com autoras como Nilma Gomes (2017) que reconhece a Lei 10.639/03 como uma conquista importante mas que traz a necessidade de uma ponderação no que diz respeito à sua efetivação; Petronilha Silva (2007) que chama atenção para um descomprometimento com uma visão plural de sociedade a partir de uma leitura sobre políticas curriculares; e bell hooks (2013) com importantes contribuições sobre a humanização do espaço escolar. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir da prática docente na disciplina de Sociologia em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte a partir da metodologia pesquisa-ação. Os resultados apontam para a potencialidade da Sociologia escolar no trato da educação das relações étnicoraciais enquanto disciplina que conta com amplas possibilidades de elaboração de propostas pedagógicas a partir de estratégias que deem espaço para a mobilização dos saberes construídos pela população negra, para a elaboração de uma leitura crítica da realidade racial na escola e na sociedade como um todo. |
Abstract: | The present work focuses on the role of Sociology as a school discipline of Brazilian basic education in the sense of promoting the education of ethnic-racial relations, in line with a problem-solving education and compliance with law 10.639/03. The objective is to contribute to the discussions about the role of the discipline in Brazilian basic education, analyzing its potential for the promotion of education in ethnic-racial relations. A bibliographic survey is carried out on ethnicracial issues in the teaching of Sociology in basic education, dialoguing with authors such as Nilma Gomes (2017), who recognizes Law 10.639/03 as an important achievement, but which brings the need for a consideration with regard to its effectiveness; Petronilha Silva (2007), who draws attention to a lack of commitment to a plural vision of society based on a reading of curricular policies; and bell hooks (2013) with important contributions on the humanization of the school space. The development of the research is based on the teaching practice in the discipline of Sociology in a peripheral public school in the city of Belo Horizonte, based on the action research methodology. The results point to the potential of School Sociology in dealing with the education of ethnic-racial relations as a discipline that has ample possibilities for the elaboration of pedagogical proposals based on strategies that give space for the mobilization of knowledge constructed by the black population, for the elaboration of a critical reading of the racial reality in the school and in society as a whole. |
Palavras-chave: | Ensino de sociologia Relações étnico-raciais Currículo Sociology teaching Ethnic-racial relations Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16647 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons