Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16647
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinanunesdiniz.pdf843.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar no novo ensino médio: reflexões a partir da pesquisa-ação
Author: Diniz, Carolina Nunes
First Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Oliveira, Julvan Moreira de
Referee Member: Martins, Marcus Leonardo Bomfim
Referee Member: Schweig, Graziele Ramos
Resumo: O presente trabalho se debruça sobre o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar do ensino básico brasileiro no sentido da promoção da educação das relações étnico-raciais, de maneira alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da lei 10.639/03. Objetiva-se contribuir com as discussões sobre o papel da disciplina no ensino básico brasileiro, analisando seu potencial para a promoção da educação das relações étnico-raciais. Realiza-se um levantamento bibliográfico acerca das questões étnico-raciais no ensino de Sociologia na educação básica dialogando com autoras como Nilma Gomes (2017) que reconhece a Lei 10.639/03 como uma conquista importante mas que traz a necessidade de uma ponderação no que diz respeito à sua efetivação; Petronilha Silva (2007) que chama atenção para um descomprometimento com uma visão plural de sociedade a partir de uma leitura sobre políticas curriculares; e bell hooks (2013) com importantes contribuições sobre a humanização do espaço escolar. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir da prática docente na disciplina de Sociologia em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte a partir da metodologia pesquisa-ação. Os resultados apontam para a potencialidade da Sociologia escolar no trato da educação das relações étnicoraciais enquanto disciplina que conta com amplas possibilidades de elaboração de propostas pedagógicas a partir de estratégias que deem espaço para a mobilização dos saberes construídos pela população negra, para a elaboração de uma leitura crítica da realidade racial na escola e na sociedade como um todo.
Abstract: The present work focuses on the role of Sociology as a school discipline of Brazilian basic education in the sense of promoting the education of ethnic-racial relations, in line with a problem-solving education and compliance with law 10.639/03. The objective is to contribute to the discussions about the role of the discipline in Brazilian basic education, analyzing its potential for the promotion of education in ethnic-racial relations. A bibliographic survey is carried out on ethnicracial issues in the teaching of Sociology in basic education, dialoguing with authors such as Nilma Gomes (2017), who recognizes Law 10.639/03 as an important achievement, but which brings the need for a consideration with regard to its effectiveness; Petronilha Silva (2007), who draws attention to a lack of commitment to a plural vision of society based on a reading of curricular policies; and bell hooks (2013) with important contributions on the humanization of the school space. The development of the research is based on the teaching practice in the discipline of Sociology in a peripheral public school in the city of Belo Horizonte, based on the action research methodology. The results point to the potential of School Sociology in dealing with the education of ethnic-racial relations as a discipline that has ample possibilities for the elaboration of pedagogical proposals based on strategies that give space for the mobilization of knowledge constructed by the black population, for the elaboration of a critical reading of the racial reality in the school and in society as a whole.
Keywords: Ensino de sociologia
Relações étnico-raciais
Currículo
Sociology teaching
Ethnic-racial relations
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16647
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons