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Tipo: Dissertação
Título: “Ai, ai, aidê, quero saber como vai você”: sentidos e percepções de capoeiristas educadoras sobre suas práticas na educação das infâncias
Autor(es): Almeida, Gláucio Anacleto de
Primeiro Orientador: Moreira, Ana Rosa Picanço
Co-orientador: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Oliveira, Julvan Moreira de
Membro da banca: Reis, Diego dos Santos
Resumo: Esta pesquisa de mestrado está vinculada à linha de pesquisa “Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, e tem o objetivo de conhecer as percepções das capoeiristas educadoras sobre a sua inserção e prática com crianças pequenas na escola de Educação Infantil. Nas últimas décadas, tem havido um crescimento expressivo de mulheres e crianças na prática da Capoeira, que é vista como um jogo que mistura luta, dança e elementos rituais. O estudo está assentado na abordagem histórico-cultural de Lev Vigotski. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza para a produção dos dados empíricos a entrevista semiestruturada realizada com duas capoeiristas educadoras. O roteiro de entrevista abarca os seguintes aspectos: (1) motivação; (2) formação; e (3) atuação. Acredita-se que esse estudo possa contribuir na formação de capoeiristas educadoras com crianças pequenas quanto para a ampliação dos estudos no campo da Educação Infantil.
Abstract: This research, in a master`s degree level, is localized in the research line "Discourses, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora. Its aim is to understand the perceptions of female Capoeira practitioners who are educators regarding their integration and practice in children's education. In the last decades, there has been an expressive growth of women and children in the Capoeira practice, which is seen as a game that blends fight, dance, and ritual elements. This study is based on the historical-cultural approach developed by Lev Vygotsky. This research is qualitative in nature and uses a semi-structured interview to produce empirical data with two female Capoeira educators. The interview script covered the following aspects: (1) motivation; (2) training; and (3) performance. It is believed that this study can contribute to the training of female Capoeira practitioners who are educators in childhood, as well as to the expansion of studies in the field of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Ensino de capoeira
Educadoras capoeiristas
Educação infantil
Capoeira teaching
Female capoeira educator
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16646
Data do documento: 14-Dez-2023
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