Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16610
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luciaraphaelwerneck.pdfPDF/A6.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Colaboração em artes: análise de redes de co-autoria da comunidade acadêmica de Minas Gerais
Author: Werneck, Lucia Raphael
First Advisor: Queiroz, Álvaro João Magalhães
Co-Advisor: Loula, Angelo Conrado
Referee Member: Mena, Jesus Pascual
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Maia, Renata Cristina de Oliveira
Referee Member: Pinto, Pedro Ribeiro
Resumo: Que características definem a comunidade de pesquisa em Artes? Quantos são os agentes da comunidade de pesquisa em Artes (e Música), em MG? Como eles colaboram entre si? Como colaboram com pesquisadores externos? Este trabalho é sobre o fenômeno de colaboração através de co-autoria em publicações. Consultamos três sistemas: Lattes, CAPES e Sucupira. A investigação foi dividida em dois grupos: (1) análises de redes de co-autoria de artigos da comunidade acadêmica de Artes e (2) análise de rede de co-ocorrência de palavras em títulos de publicações (artigos, livros e capítulos). A Plataforma Sucupira e os dados abertos da CAPES foram usados para identificar docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação de Artes, em Minas Gerais. O processamento de dados dos currículos foi parcialmente automatizado. A modelagem das redes de co-autoria incluiu docentes, e suas publicações co-autorais. Foram estabelecidas duas categorias de redes colaborativas: comunidade principal (entre docentes de Artes em MG) e comunidade estendida (entre docentes de Artes e pesquisadores externos à comunidade principal). Foram identificados padrões de estruturas topológicas considerando a transformação temporal da rede, classificadas arquiteturas de subcomunidades e identificada a existência de pesquisadores que apresentam atributos de centralidade de intermediação e de ponte entre grupos. Em outra etapa da análise, foram identificadas tendências temáticas e foram modeladas redes de co-ocorrência de palavras nos títulos de artigos, livros e capítulos publicados em inglês. Incluímos nos resultados descrições estatísticas e comparações quantitativas. Além das análises iniciais para o estudo do fenômeno da colaboração, a pesquisa forma um registro histórico que contribui para a memória da pesquisa acadêmica em Arte. É importante afirmar que uma análise detalhada das estruturas, e dinâmicas de colaboração de uma certa comunidade acadêmica, podem ajudar a própria comunidade a se reconhecer como tal, especialmente se isso jamais foi feito. Tais análises podem, se realizadas sistematicamente, ter impacto direto sobre a qualidade dos PPGs, influenciar mudanças estruturais em políticas públicas e de fomento relacionadas às artes. Em trabalhos futuros, com base na mesma metodologia, outras escalas de observação podem ser consideradas, de Minas a outros estados do país, e a outros países, e das Artes a outros domínios das Humanidades.
Abstract: What characteristics define the Arts research community? How many agents are there in the Arts (and Music) research community in MG? How do they collaborate with each other? How do they collaborate with external researchers? This work is about the phenomenon of collaboration through co-authorship in publications in the Arts field. We consulted three systems: Lattes, CAPES, and Sucupira. The investigation was divided into two groups: (1) analysis of co-authorship networks of academic articles in the Arts community and (2) analysis of word co-occurrence networks in publication titles (articles, books, and chapters). The Sucupira Platform and the open data from CAPES were used to identify professors affiliated to Arts Postgraduate Programs in Minas Gerais. Data processing of resumes was partially automated. The modeling of co-authorship networks included professors and their co-authored publications. Two categories of collaborative networks were established: main community (between Arts professors in MG) and extended community (between Arts professors and researchers external to the main community). Patterns of topological structures were identified considering the temporal transformation of the network, subcommunity architectures were classified and the existence of researchers who presented intermediation centrality and bridge between groups attributes was identified. In another stage of the analysis, thematic trends were identified and networks of co-occurrence of words were modeled in the titles of articles, books and chapters published in English. We included statistical descriptions and quantitative comparisons in the results. In addition to the initial analyzes for the study of the phenomenon of collaboration, the research forms a historical record that contributes to the memory of academic research in Art. It is important to state that a detailed analysis of the structures, and collaboration dynamics of a certain academic community, can help the community to recognize itself as such, especially if this has never been done. Such analyzes can, if accomplished systematically, have a direct impact on the quality of PPGs, influence structural changes in public policies and promotion related to the arts. In future works, based on the same methodology, other scales of observation can be considered, from Minas to other states of the country, and to other countries, and from the Arts to other domains of the Humanities.
Keywords: Co-autoria
Colaboração
Comunidade de artes
Análise de redes
Grafos temporais
Co-authorship
Collaboration
Arts community
Network analysis
Temporal graphs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16610
Issue Date: 22-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons