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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mourão, Ludmila Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Diniz, Angela Maria Carrato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8061249168413148pt_BR
dc.creatorSantos, Hanna Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427120622708555pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T12:22:03Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-02-05T12:22:03Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16598-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze how gender-based dissident discourse is utilized in the advertising campaign "We Can All Care" by the Baby Alive Doll Line. To achieve this, it identifies and describes the speaker (Hasbro) according to their economic, social, and discursive practices; highlights the communication resources used in the video that characterize it as part of a dissident discourse; evaluates the impact of the video on other media and seeks to understand how the company appropriates elements of gender-based dissident discourse for organizational legitimation purposes. The study concluded that dissident discourse was used for organizational legitimation, and to mitigate negative repercussions of using this discourse, the advertising associated the doll with values already accepted in society, such as education and care. Additionally, its audience was limited to a group already supporting non-sexist play, and the narrative construction of the advertising used hypernyms and hyponyms, initially treating children as equals and differentiating them based on gender as the narrative progressed.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar como o discurso dissidente baseado em gênero é utilizado na campanha publicitária “Todos podemos cuidar” da Linha de bonecas Baby Alive. Para alcançar isso, identifica e descreve o enunciador (a fabricante de brinquedos Hasbro) de acordo com suas práticas econômicas, sociais e discursivas; destaca os recursos de comunicação usados no vídeo que o caracterizam como parte de um discurso dissidente; avalia o impacto do vídeo em outros meios de comunicação e busca compreender como a empresa se apropria de elementos do discurso dissidente baseado em gênero para fins de legitimação organizacional. O estudo concluiu que houve a utilização de discurso dissidente com fim de legitimação organizacional e que para minimizar as repercussões negativas do uso desse discurso, a publicidade associou a boneca a valores já aceitos na sociedade, como a educação e o cuidado. Além disso, sua audiência foi limitada a um grupo que já apoiava o brincar não sexista, e a construção narrativa da publicidade se utilizou de hiperônimos e hipônimos, quando começou tratando as crianças como iguais, diferenciando-as com base em seu gênero à medida que a narrativa avançavapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLegitimaçãopt_BR
dc.subjectTeoria institucionalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectBonecapt_BR
dc.subjectLegitimationpt_BR
dc.subjectInstitutional theorypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectToypt_BR
dc.subjectDollpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA adoção do discurso dissidente como meio de legitimação empresarial: o caso das bonecas Baby Alivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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