https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16584
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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carolinesouzaferreira.pdf | PDF/A | 3.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Influências do ProfLetras nas práticas profissionais: reflexões docentes sobre o seu trabalho com a oralidade |
Autor(es): | Ferreira, Caroline Souza |
Primeiro Orientador: | Magalhães, Tânia Guedes |
Membro da banca: | Sampaio, Thais Fernandes |
Membro da banca: | Storto, Leticia Jovelina |
Membro da banca: | Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
Resumo: | O tema investigado nesta pesquisa é a formação docente para o trabalho com a oralidade no ensino de Língua Portuguesa, sendo seu foco a formação continuada de professores no contexto do programa nacional em rede: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Com base no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), nos estudos sobre a formação docente e na oralidade, o objetivo geral é compreender a influência da formação do ProfLetras para o trabalho com a oralidade na escola. Buscou-se ainda, através de objetivos específicos, reconhecer as capacidades docentes desenvolvidas no ProfLetras para o trabalho com a oralidade na escola, identificadas nas entrevistas com três egressos e compreender as contribuições da formação do ProfLetras na identidade do professor e do pesquisador. Visando alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória, com base na análise de dados que emergiram através de entrevistas semiestruturadas com três egressos do programa, que cursaram o ProfLetras em diferentes regiões do território brasileiro (Sudeste, Norte e Centro-Oeste) e desenvolveram suas pesquisas aplicadas a partir de gêneros orais. O procedimento de análise das entrevistas foi o levantamento dos Segmentos de Orientação Temática (SOT) e dos Segmentos de Tratamento Temático (STT), com base em Bulea (2010). As categorias de análise relacionadas ao primeiro objetivo específico foram geradas a partir do cotejamento dos saberes e capacidades docentes propostos por Pontara e Cristóvão (2018) para a formação continuada de professores de Língua Inglesa com as capacidades docentes propostas por Magalhães e Mattos (2021) para a formação inicial de professores de Língua Portuguesa, além da proposição de novas capacidades a partir desta pesquisa. As categorias de análise que se referem às contribuições da formação do ProfLetras na identidade do professor e do pesquisador foram criadas a partir da relação das temáticas recorrentes nas entrevistas (elencadas pelo SOT-STT) com os aspectos teóricos do ISD. Como resultado da análise, a principal questão desta pesquisa foi respondida: quais são as contribuições da formação do ProfLetras para o trabalho com a oralidade na escola, de acordo com três egressos do programa? Através da análise dos dados, observaram-se indícios de que o desenvolvimento das intervenções dos entrevistados, com base no trabalho reflexivo e na relação entre os referenciais teóricos e a prática docente no âmbito do ProfLetras, promoveu o aprimoramento de capacidades para o trabalho com a oralidade relacionadas a diferentes saberes, tendo se destacado nos discursos dos professores entrevistados as capacidades relacionadas aos saberes de contexto, aos saberes de atitude autônoma, além da capacidade de autoavaliação. As entrevistas também trouxeram indícios de que o ProfLetras possibilitou aos três egressos a construção de uma nova identidade docente, que abarca também o olhar do professor como pesquisador da sua própria prática. Para além dos objetivos postos, constatou-se que o programa não atribui o mesmo valor à fala e à escrita, uma vez que o número de trabalhos sobre gêneros orais concluídos no recorte temporal desta tese é pouco significativo se comparado ao número total de trabalhos realizados no mesmo período. Além disso, destaca-se a ausência de disciplinas obrigatórias do campo da oralidade. Desse modo, observou-se que o ProfLetras apresenta potencial para formar professores-pesquisadores capazes de refletir criticamente sobre o ensino da língua e ressignificar suas práticas docentes, mas para que a formação voltada ao trabalho com a oralidade seja mais abrangente, alcançando a adesão de um número maior de professores, faz-se necessário que sejam consideradas algumas lacunas, tais como a escassez de disciplinas cujas ementas sejam voltadas ao estudo dos gêneros orais e a aparente falta de estímulo para o desenvolvimento de pesquisas sobre o eixo da oralidade. |
Abstract: | This research theme is teacher training focused on orality in the teaching of Portuguese Language, concentrated on continuing education of teachers as part of the national network program: Professional Master’s Degree (ProfLetras). Based on the theoretical-methodological framework of Socio-discursive Interactionism (ISD in Portuguese), especially on studies approaching teacher training and orality, the main objective is to understand the influence of ProfLetras training on work of developing orality at school. The specific objectives sought to recognize teaching skills developed at ProfLetras towards working with orality at school, which were identified during interviews with three egress students, and to understand the contributions of ProfLetras training to the identity of the teacher and researcher. Exploratory research was carried out for achieving those objectives, based on the analysis of data that emerged from semistructured interviews conducted with three egress students of the program, who attended ProfLetras in different regions of Brazil (Southeast, North and Center-West) and developed their applied oral genre-based research. Thematic Orientation Segments (SOT in Portuguese) and Thematic Treatment Segments (STT in Portuguese) based on Bulea (2010) were used to analyse interview data. The categories of analysis concerning the first specific objective were generated from the comparison of knowledge and teaching skills proposed by Pontara and Cristóvão (2018) directed to continuing education of English language teachers matching with teaching skills proposed by Magalhães and Mattos (2021) for the initial education of Portuguese language teachers, as well as the presentation of new skills based on this research. The categories of analysis regarding the contributions of ProfLetras training to the identity of the teacher and researcher were generated from the relationship between the recurring themes in the interviews (listed in SOT-STT) and the theoretical aspects of ISD. Following the results, the main research question was answered: what are the contributions of ProfLetras training to issues related to orality at school, according to three egress students of the program? Evidence emerging from data analysis indicates that the outcomes of participants’ interventions, based on reflective stance and the relationship between theoretical references and teaching practice within the scope of ProfLetras, promoted improvements of skills to approach orality connected to different types of knowledge, with an emphasis on some aspects on the basis of teachers’ interviews such as the skills related to contextual knowledge, autonomous learning and the ability of self-assessment as well. The interviews also revealed that ProfLetras enabled the three egress students to construct a new identity as a teacher, which also embraces teachers' perspective as researchers of their own practice. Besides these objectives, this study showed that speaking and writing are not valued equally in the program since the body of literature on oral genres reviewed for this thesis is not very substantial compared to the total number of studies carried out in the same period. Furthermore, the absence of mandatory subjects related to orality is emphasized. Therefore, the results showed that ProfLetras has a great potential to train teacher-researchers who are able to think critically on language teaching and reframe their teaching practices, however, in order to make orality-based training more comprehensive to reach a larger number of teachers, it is necessary to consider some gaps, such as the lack of subjects approaching the study of oral genres and the apparent lack of motivation for the development of research on orality |
Palavras-chave: | Ensino de oralidade Saberes e identidade docentes Formação de professores ProfLetras Orality teaching Teacher knowledge and identity Teacher training |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16584 |
Data do documento: | 9-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
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