Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16578
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrieldacostaduriguetto.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A educação para alunos psicóticos e autistas à luz da Psicanálise
Autor(es): Duriguetto, Gabriel da Costa
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Shapper
Co-orientador: Araujo, Ronaldo Chicre
Membro da banca: Rodrigues, Antenor Salzer
Membro da banca: Souza, Jefté Moraes
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, pretende investigar as possibilidades de educação para crianças psicóticas e autistas, tendo como aporte teórico o legado de Maud Mannoni e seus princípios balizados na École Expérimentale de Bonneuil-surMarne, França, à luz da Psicanálise. Em dias atuais, a criança que foge dos padrões impostos pela cultura traz embaraços para professores, monitores, professores de apoio e instituições, criando-se, assim, um risco no que diz respeito ao seu futuro. A Psicanálise tem por capacidade abalar as amarrações já constituídas que permite colocar em estilhaços e expandir algumas compreensões existentes no que concerne à educação para crianças psicóticas, autistas e as desadaptadas ao sistema curricular tradicional. Buscar-se-á compreender, a partir dos fundamentos teóricos e práticos de Maud Mannoni, a relação entre a Psicanálise e a Educação, sobretudo no tocante ao processo de inclusão de alunos psicóticos e autistas na escola regular.
Abstract: This research aims to investigate the possibilities of education for psychotic and autistic children, having as theoretical contribution the legacy of Maud Mannoni and her principles based on the École Expérimentale de Bonneuil-sur-Marne, France, in the light of psychoanalysis. In current times, children who deviate from the standards imposed by culture pose challenges for teachers, monitors, support teachers, and institutions, entailing a risk concerning the child's future. Psychoanalysis has the capacity to shake the already established moorings, allowing for the fragmentation and expansion of certain understandings related to education for psychotic, autistic and those disadapted to the traditional curricular system. This research seeks to comprehend, based on the theoretical and practical foundations of Maud Mannoni, the relationship between Psychoanalysis and Education, especially concerning the inclusion process of psychotic and autistic students in regular schools
Palavras-chave: Bonneuil
Educação
Psicanálise
Maud Mannoni
Education
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16578
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons