Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16574
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermesouzagomes.pdfPDF/A2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Modelo para detecção de anomalias na quantidade de sódio encontrado em amostras de óleo lubrificante de locomotivas para suportar a tomada de decisão para manutenção/inspeção
Author: Gomes, Guilherme Souza
First Advisor: Villela, Saulo Moraes
Co-Advisor: Borges, Carlos Cristiano Hasenclever
Referee Member: Pagotto, Carlos Renato
Referee Member: Vieira, Vinicius da Fonseca
Resumo: A manutenção preventiva de locomotivas apresenta-se como tarefa crucial para que se tenha o funcionamento adequado, principalmente em relação a problemas não previstos e prematuros que geram indisponibilidade do equipamento podendo afetar todo o planejamento e cronograma operacional da frota. Diversos são os indícios indicativos de anomalias no equipamento que, se adequadamente monitorados podem promover um desempenho dentro do previsto para o equipamento inclusive aumentado sua vida útil. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de um protótipo de tomada de decisão em relação as máquinas visando servir de ferramenta complementar de suporte ao especialista. O modelo foi desenvolvido usando o nível de sódio presente em séries históricas de medições dos equipamentos. Baseia-se, basicamente, na distorção entre o valor predito por uma estratégia de aprendizado de máquina ou estatística em relação ao valor obtido em ensaio. Tal distorção serviu de referência para a determinação de regras, em conjunto com o especialista, visando a tomada de decisão em diversos níveis de alerta. O uso de modelos lineares de interpolação, regressão e autorregressão permitiu uma avaliação simples do padrão mais adequado para o processo de predição, inclusive determinando métodos que apresentam melhor eficiência.
Abstract: The preventive maintenance of locomotives presents itself as a crucial task for the proper functioning, mainly in relation to unforeseen and premature problems that generate equipment unavailability and can affect the entire operational planning and schedule of the fleet. There are several indications of anomalies in the equipment that, if properly monitored, can promote a performance within the expected for the equipment, including increasing its useful life. This work aimed to develop a decisionmaking prototype in relation to machines in order to serve as a complementary tool to support the specialist. The model was developed using the sodium level present in a historical series of equipment measurements. It is basically based on the distortion between the value predicted by a machine learning strategy or statistics in relation to the value obtained in the test. This distortion served as a reference for the determination of rules, together with the specialist, for decision making at different levels of alert. Using linear interpolation, regression and auto-regression models allowed a simple evaluation of the most adequate pattern for the prediction process, including indicating methods that present better efficiency
Keywords: Óleo lubrificante
Motor a diesel
Locomotivas
Predição
Modelo linear
Regressão e autorregressão
Lubricant
Diesel engine
Locomotives
Prediction
Linear model
Regression and autoregression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00437
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16574
Issue Date: 15-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons