https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16574
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
guilhermesouzagomes.pdf | PDF/A | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Modelo para detecção de anomalias na quantidade de sódio encontrado em amostras de óleo lubrificante de locomotivas para suportar a tomada de decisão para manutenção/inspeção |
Author: | Gomes, Guilherme Souza |
First Advisor: | Villela, Saulo Moraes |
Co-Advisor: | Borges, Carlos Cristiano Hasenclever |
Referee Member: | Pagotto, Carlos Renato |
Referee Member: | Vieira, Vinicius da Fonseca |
Resumo: | A manutenção preventiva de locomotivas apresenta-se como tarefa crucial para que se tenha o funcionamento adequado, principalmente em relação a problemas não previstos e prematuros que geram indisponibilidade do equipamento podendo afetar todo o planejamento e cronograma operacional da frota. Diversos são os indícios indicativos de anomalias no equipamento que, se adequadamente monitorados podem promover um desempenho dentro do previsto para o equipamento inclusive aumentado sua vida útil. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de um protótipo de tomada de decisão em relação as máquinas visando servir de ferramenta complementar de suporte ao especialista. O modelo foi desenvolvido usando o nível de sódio presente em séries históricas de medições dos equipamentos. Baseia-se, basicamente, na distorção entre o valor predito por uma estratégia de aprendizado de máquina ou estatística em relação ao valor obtido em ensaio. Tal distorção serviu de referência para a determinação de regras, em conjunto com o especialista, visando a tomada de decisão em diversos níveis de alerta. O uso de modelos lineares de interpolação, regressão e autorregressão permitiu uma avaliação simples do padrão mais adequado para o processo de predição, inclusive determinando métodos que apresentam melhor eficiência. |
Abstract: | The preventive maintenance of locomotives presents itself as a crucial task for the proper functioning, mainly in relation to unforeseen and premature problems that generate equipment unavailability and can affect the entire operational planning and schedule of the fleet. There are several indications of anomalies in the equipment that, if properly monitored, can promote a performance within the expected for the equipment, including increasing its useful life. This work aimed to develop a decisionmaking prototype in relation to machines in order to serve as a complementary tool to support the specialist. The model was developed using the sodium level present in a historical series of equipment measurements. It is basically based on the distortion between the value predicted by a machine learning strategy or statistics in relation to the value obtained in the test. This distortion served as a reference for the determination of rules, together with the specialist, for decision making at different levels of alert. Using linear interpolation, regression and auto-regression models allowed a simple evaluation of the most adequate pattern for the prediction process, including indicating methods that present better efficiency |
Keywords: | Óleo lubrificante Motor a diesel Locomotivas Predição Modelo linear Regressão e autorregressão Lubricant Diesel engine Locomotives Prediction Linear model Regression and autoregression |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16574 |
Issue Date: | 15-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License