https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16560
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudioandredasilva.pdf | PDF/A | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
claudioandredasilva-cadernopedagógico.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia” |
Autor(es): | Silva, Cláudio André da |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Luciana |
Membro da banca: | Vieira, Daniela da Silva |
Membro da banca: | Araújo, Júlio César Rosa de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca da relação entre a formação de alunos leitores e o papel do professor na conjuntura das revoluções digitais, por meio de atividades nas quais há o exercício da curadoria educacional (GARCIA E CZESZAK, 2019), entendida como um filtro de qualidade, para evitar que informações e conteúdos sem base científica, que não atendam a padrões verificáveis de interesse público ou que sejam irrelevantes integrem o processo de ensino/aprendizagem. Considera-se o cenário da pandemia da Covid-19, em cujo contexto foi cunhado o termo “infodemia” (OPAS, 2020), fenômeno amplificado pelas redes sociais, alastrando-se muito rapidamente como um “vírus”. Esta pesquisa assume uma concepção interativa de linguagem e coloca a leitura/escuta lado a lado com a produção textual, entendendo-as dentro das perspectivas dos estudos de letramento enquanto práticas sociais que emergem de outras práticas da comunidade em que os alunos estão inseridos (KLEIMAN, 2005; 2008; Oliveira, 2008; 2010). Em termos metodológicos, o estudo ancora-se na proposta da pesquisa etnográfica colaborativa (BORTONI-RICARDO, 2008), em interface com a Intervenção Ação Participativa (BORDA, 2015 [1979] apud CICHOSKI; ALVES), à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos, por entender o ato educativo como um processo intencional e planejado. Nesse sentido, o projeto interventivo se apresenta precipuamente como um projeto de leitura, cabendo ao professor curador conduzir os alunos aos caminhos da construção de seu conhecimento, orientá-los em relação às leituras e às pesquisas propostas, de modo a torná-los capazes de não só identificar textos falsos, mas também de descontinuar a prática de disseminação desses textos, sendo atores contra a desinformação e a propagação de fake news. |
Abstract: | El presente trabajo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la relación entre la formación de los estudiantes lectores y el papel del docente en el contexto de las revoluciones digitales, a través de actividades en las que existe el ejercicio de la curaduría educativa (GARCIA E CZESZAK, 2019), entendida como como filtro de calidad, para evitar que información y contenidos que no tengan base científica, que no cumplan con estándares verificables de interés público o que sean irrelevantes formen parte del proceso de enseñanza/aprendizaje. Se considera el escenario de la pandemia de Covid-19, en el que se acuñó el término “infodemia” (OPAS, 2020), fenómeno amplificado por las redes sociales, propagándose muy rápidamente como un “virus”. Esta investigación asume una concepción interactiva del lenguaje y sitúa la lectura/escucha al lado de la producción textual, entendiéndolas dentro de las perspectivas de los estudios de alfabetización como prácticas sociales que emergen de otras prácticas en la comunidad en la que se insertan los estudiantes (KLEIMAN, 2005; 2008). ; Oliveira, 2008; 2010). En términos metodológicos, el estudio se ancla en la propuesta de investigación etnográfica colaborativa (BORTONI-RICARDO, 2008), en interfaz con la Intervención de Acción Participativa (BORDA, 2015 [1979] apud CICHOSKI; ALVES), a la luz del Proyecto Basado en Proyectos. Aprendizaje, para entender el acto educativo como un proceso intencionado y planificado. En este sentido, el proyecto de intervención se presenta principalmente como un proyecto de lectura, siendo responsabilidad del curador guiar a los estudiantes por los caminos de construcción de su conocimiento, orientándolos en relación con las lecturas e investigaciones propuestas, para hacerlos capaces de no solo identificar textos falsos, sino también suspender la práctica de difundir estos textos, siendo actores contra la desinformación y la difusión de noticias falsas. |
Palavras-chave: | Práticas de leitura Letramento digital Curadoria educacional Ensino de língua portuguesa Infodemia Prácticas lectoras Alfabetización digital Curaduría educativa Enseñanza de la lengua portuguesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16560 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons