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Clase: Dissertação
Título : Das fotografias às memórias: a Secretaria de Educação de Juiz de Fora e os fragmentos da educação municipal (1967-1974)
Autor(es): Santos, Vinícius Rangel dos
Orientador: Ferrari, Anderson
Miembros Examinadores: Castro, Roney Polato de
Miembros Examinadores: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Miembros Examinadores: Bruno, Adriana Rocha
Miembros Examinadores: Machado, Nathalye Nallon
Resumo: Partindo da perspectiva que fotografias constituem narrativas visuais, perpassadas por relações de saber-poder e que dizem diretamente às subjetividades, a presente dissertação se dedica a investigar parte das fotografias que constituem o acervo histórico da Secretaria de Educação de Juiz de Fora partindo da seguinte questão: o que essas imagens nos possibilitam dizer sobre a educação e os sujeitos no período entre 1967 a 1974? O recorte temporal proposto compreende o período que antecede a criação da pasta governamental – em 1969 – e se estende até o segundo mandato de Itamar Augusto Cautiero Franco enquanto prefeito de Juiz de Fora. Inspirado pelas teorias pós-críticas de pesquisa em educação, o estudo não almeja consolidar um conhecimento totalizante, absoluto, acerca das possibilidades que as imagens da pesquisa configuram, mas sim, promover deslocamentos entre suas viabilidades, estabelecendo pontos de convergência e/ou dispersão, problematizando seus significados, seus usos e suas possíveis leituras. Utilizando pressupostos teóricos que emergem dos estudos da memória e da Cultura Visual, as fotografias são tomadas como discursos descontínuos, engendradas por produções singulares, atravessadas por intencionalidades e sentidos, intercruzando as instituições, as práticas discursivas, as redes de poder e ao regime político de verdade. Instrumentalizando-se na constituição de um passado que diz das práticas educativas no município, as fotografias utilizadas na pesquisa atuam em um processo de educação do olhar, ampliando o sentido de educação para além dos acontecimentos nas instituições escolares, considerando que as imagens dizem de processos educativos que perpassam os sujeitos, acionando uma educação tangenciada por imagens.
Resumen : From the perspective that photographs are visual narratives, covered by knowledge/power relationships, and that they touch the subjectivities, the present dissertation aims at investigating part of the photographs forming the historical inventory of Juiz de Fora Education Secretariat, based on the following questions: What do these images allow us to say about education and its subjects between 1967 and 1974? The herein proposed time frame comprises the time prior to the creation of this governmental bureau – in 1969 – and goes all the way up to the second administration by Itamar Augusto Cautiero Franco as Juiz de Fora mayor. Inspired by the post-critical research theories in education, this study does not expect to consolidate a totalizing and ultimate knowledge about the possibilities the research images set, but, to promote displacements among feasibilities by setting convergence and/or dispersion points, and by problematizing their meanings, uses and likely readings. By using the theoretical assumptions that rise from studies of memoires and of Visual Culture, photographs are taken as discontinuous discourses entangled by singular productions crossed by intentions and senses; they cross the institutions, the discursive practices, the power networks and the political regime of truth. Photographs used in the current research act in an education process of the sight because it is ‘instrumentalized’ by the constitution of a past that tells about the educational practices in this municipality, as well as amplifies the sense of education to spheres beyond events in school institutions, by taking into account the images that tell about education processes that encompass subjects and activate an education tangent to images.
Palabras clave : Fotografias
Memória
Secretaria de Educação de Juiz de Fora
Photographs
Memoirs
Education
Juiz de Fora Education Secretariat
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16552
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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