Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16545
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
nataliarosafantin.pdfPDF/A14.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Possibilidades e limitações da implementação do BIM no ensino de Arquitetura e Urbanismo do CAU/FAU/UFJF
Autor(es): Fantin, Natália Rosa
Orientador: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Miembros Examinadores: Abdalla, José Gustavo Francis
Miembros Examinadores: Checcucci, Érica de Sousa
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre a implementação da modelagem da informação da construção (BIM) no ensino de Arquitetura e Urbanismo. O campo do ensino da Arquitetura e Urbanismo possui um desafio nos dias atuais em relação ao nível de proximidade e integração com as novas tecnologias, sendo assim, este trabalho tem como objetivo evidenciar as possibilidades e as limitações da implementação do BIM no ensino de Arquitetura e Urbanismo no curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAU/FAU/UFJF). Com uma abordagem metodológica qualitativa, descritiva e exploratória com caráter de pesquisa participante, partiu-se de uma revisão de literatura sobre a implementação do BIM em instituições de ensino superior (IES) e delineou-se os principais conceitos que possibilitaram nutrir uma análise dos dados da coleta empírica realizada. Foi possível reunir interpretações que balizaram a construção de uma matriz de fraquezas, ameaças, forças e oportunidades da implementação BIM no ensino do CAU/FAU/UFJF.
Resumen : This dissertation is the result of research into the implementation of building information modeling (BIM) in the teaching of Architecture and Urbanism. The field of teaching Architecture and Urbanism has a challenge nowadays in relation to the level of proximity and integration with new technologies, therefore, this work aims to highlight the possibilities and limitations of implementing BIM in the teaching of Architecture and Urbanism. Urbanism in the course at the Faculty of Architecture and Urbanism at the Federal University of Juiz de Fora (CAU/FAU/UFJF). With a descriptive and exploratory qualitative methodological approach with the character of participatory research, we started with a literature review on the implementation of BIM in higher education institutions (HEIs) and outlined the main concepts that made it possible to nourish an analysis of data from the empirical collection carried out. It was possible to gather interpretations that guided the construction of a matrix of weaknesses, threats, strengths and opportunities for BIM implementation in teaching at CAU/FAU/UFJF.
Palabras clave : Ensino superior
Célula BIM
Arquitetura e Urbanismo
BIM
University education
BIM cell
Architecture and urbanism
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2023/00019
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16545
Fecha de publicación : 21-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons