Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16539
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
airamreginadeaquinomartins.pdfPDF/A1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Propostas curriculares para a educação de jovens e adultos: expressões ideopolíticas da política educacional no âmbito dos municípios
Autor(es): Martins, Airam Regina de Aquino
Primeiro Orientador: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Membro da banca: Torres, Mariana Cassab
Membro da banca: Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Membro da banca: Oliveira, Rita de Cássia
Resumo: Esta pesquisa objetivou evidenciar os fundamentos ideopolíticos das propostas curriculares para a educação de jovens e adultos no âmbito de três capitais Brasileiras. Realizou-se a pesquisa documental das propostas curriculares de Manaus (AM), São Luís (MA) e São Paulo (SP). O processo de análise foi realizado em uma perspectiva crítica. Embora o processo de revisão/elaboração das propostas não tenham se desvencilhado do alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa aponta que as mesmas não representam simples submissão à Pedagogia das Competências. A análise revela que as politicas são marcadas por contradições, por exemplo, coexistem na política curricular do município de São Paulo a ideia de currículo não linear, diálogo, equidade, educação integral, inclusão e as noções de competência e habilidades, matrizes de saberes que expressão ideário neoliberal para a educação. E coloca em evidência a luta e a resistência como marcas históricas da Educação de Jovens e Adultos na busca de caminhos para subverter a ordem e aproximar as práticas pedagógicas das necessidades dos seus sujeitos
Abstract: This research aimed to highlight the ideological foundations of curricular proposals for the education of young people and adults within three Brazilian capitals. Documentary research was carried out on the curricular proposals of Manaus (AM), São Luís (MA) and São Paulo (SP). The analysis process was carried out from a critical perspective. Although the process of reviewing/preparing the proposals has not separated from the alignment with the National Common Curricular Base (BNCC), the research shows that they do not represent simple submission to the Pedagogy of Competences. The analysis reveals that the policies are marked by contradictions, for example, the idea of a non-linear curriculum, dialogue, equity, integral education, inclusion and the notions of competence and skills, matrices of knowledge that expression of neoliberal ideas for education. And it highlights the struggle and resistance as historical marks of Youth and Adult Education in the search for ways to subvert the order and bring pedagogical practices closer to the needs of its subjects.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Política curricular
Pedagogia das competências
Youth and adult education
Curricular policy
Pedagogy of the competences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16539
Data do documento: 25-Set-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons