https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16539
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
airamreginadeaquinomartins.pdf | PDF/A | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Propostas curriculares para a educação de jovens e adultos: expressões ideopolíticas da política educacional no âmbito dos municípios |
Autor(es): | Martins, Airam Regina de Aquino |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Membro da banca: | Volpe, Geruza Cristina Meirelles |
Membro da banca: | Torres, Mariana Cassab |
Membro da banca: | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues |
Membro da banca: | Oliveira, Rita de Cássia |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou evidenciar os fundamentos ideopolíticos das propostas curriculares para a educação de jovens e adultos no âmbito de três capitais Brasileiras. Realizou-se a pesquisa documental das propostas curriculares de Manaus (AM), São Luís (MA) e São Paulo (SP). O processo de análise foi realizado em uma perspectiva crítica. Embora o processo de revisão/elaboração das propostas não tenham se desvencilhado do alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa aponta que as mesmas não representam simples submissão à Pedagogia das Competências. A análise revela que as politicas são marcadas por contradições, por exemplo, coexistem na política curricular do município de São Paulo a ideia de currículo não linear, diálogo, equidade, educação integral, inclusão e as noções de competência e habilidades, matrizes de saberes que expressão ideário neoliberal para a educação. E coloca em evidência a luta e a resistência como marcas históricas da Educação de Jovens e Adultos na busca de caminhos para subverter a ordem e aproximar as práticas pedagógicas das necessidades dos seus sujeitos |
Abstract: | This research aimed to highlight the ideological foundations of curricular proposals for the education of young people and adults within three Brazilian capitals. Documentary research was carried out on the curricular proposals of Manaus (AM), São Luís (MA) and São Paulo (SP). The analysis process was carried out from a critical perspective. Although the process of reviewing/preparing the proposals has not separated from the alignment with the National Common Curricular Base (BNCC), the research shows that they do not represent simple submission to the Pedagogy of Competences. The analysis reveals that the policies are marked by contradictions, for example, the idea of a non-linear curriculum, dialogue, equity, integral education, inclusion and the notions of competence and skills, matrices of knowledge that expression of neoliberal ideas for education. And it highlights the struggle and resistance as historical marks of Youth and Adult Education in the search for ways to subvert the order and bring pedagogical practices closer to the needs of its subjects. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Política curricular Pedagogia das competências Youth and adult education Curricular policy Pedagogy of the competences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16539 |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons