https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16525
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvestre, Carina Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1791505264817019 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Araújo, Dyego Carlos Souza Anacleto de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5120426619544250 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bonomo, Larissa de Freitas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7165040970220720 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mesquita, Alessandra Rezende | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519137582020329 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Yuri Vial Marques de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4883114039851120 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T10:21:12Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22 | - |
dc.date.available | 2024-01-23T10:21:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16525 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Analisar a relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de Farmácia. Métodos: Um estudo observacional foi conduzido com estudantes de Farmácia de uma universidade brasileira entre março e outubro de 2023. Os estudantes foram convidados a responderem um questionário contendo a versão brasileira do Relatório Pessoal de Apreensão na Comunicação (PRCA- 24), a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI), e a fornecerem dados sociodemográficos como, gênero, idade, semestre do curso e participação em atividade colaborativa. Foram conduzidos teste de correlação de Pearson e teste T. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da universidade. Resultados: 157 estudantes responderam ao questionário, sendo que 79% eram do gênero feminino. Não houve correlação significativa entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional. O gênero feminino apresentou maior apreensão na comunicação do que o masculino. A atitude para colaboração aumentou à medida que a idade e semestre do curso avançaram. Estudantes que realizaram atividades colaborativas apresentaram escores menores de apreensão na comunicação e maiores escores de atitudes colaborativas. Especificamente, entre essas atividades, aqueles que participaram de estágios e/ou grupos de estudo também demonstraram uma associação entre a diminuição da apreensão e o aumento da colaboração. Por outro lado, a participação em projetos revelou apenas aumento na colaboração. Conclusão: A correlação entre apreensão e as atitudes para colaboração não apresentou diferença significativa, no entanto as estudantes do gênero feminino exibiram maior apreensão que os do gênero masculino, e a participação em atividades colaborativas apresentou relação com a diminuição da apreensão e aumento da colaboração. Professores devem considerar a apreensão na comunicação e colaboração interprofissional em suas aulas, enquanto que os estudantes precisam ponderar sobre participação em atividades colaborativas que envolvam outros cursos de saúde e contato com a comunidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Colaboração interprofissional | pt_BR |
dc.subject | Apreensão na comunicação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Farmácia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.title | Avaliação da relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de farmácia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Farmácia - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License