Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16518
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogos Estudantis Valadarense “JEV”: do renascimento aos dias atuais
Author: Peixoto, Marcus Túlio Mazzoni
First Advisor: Coimbra, Danilo Reis
Referee Member: Figueiredo, Lucas Savassi
Referee Member: Camilo, Flávio de Jesus
Resumo: Os jogos escolares têm uma origem ligada ao movimento educacional e esportivo do século XIX e XX, influenciado pelo Movimento Olímpico e a visão de Pierre de Coubertin sobre a importância do esporte na educação. A incorporação de atividades esportivas nas escolas contribui para o desenvolvimento físico, emocional e moral dos alunos. Com o tempo, surgiram competições interescolares que promovem o espírito esportivo, a camaradagem e a competição saudável entre os estudantes. Ligas e federações escolares também foram criadas, organizando competições em níveis mais amplos, o que deu origem aos eventos estruturados e formais conhecidos como "jogos escolares". Esses eventos promovem não apenas a competição, mas também podem ajudar a promover valores como fair play, trabalho em equipe e respeito mútuo. A história do esporte reflete a diversidade cultural e as mudanças sociais ao longo do tempo. O esporte desempenha um papel crucial na promoção da saúde, coesão social e expressão cultural, além de ser uma ferramenta importante no desenvolvimento holístico dos estudantes nas escolas. Após fazer o resumo sobre o esporte e os jogos escolares e sua evolução ao longo do tempo, o trabalho tem como objetivo levantar informações sobre os Jogos Estudantis Valadarense "JEV", desde o seu renascimento até os dias atuais. Foi feito um levantamento do ano em que ocorreu o primeiro "JEV" após seu retorno, analisando o material recebido da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo - SMCELT, responsável pela organização dos jogos. Além disso, foram utilizados materiais de pesquisa fornecidos por colaboradores e professores que participaram dos jogos. Também foi utilizado um documento chamado “JOGOS ESTUDANTIS VALADARENSE: uma investigação da política pública setorial de esporte e lazer entre os anos de 2000 a 2020” , desenvolvido pelos professores Danilo Reis Coimbra e Liege Coutinho Goulart Dornellas e aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares. O instrumento de pesquisa é composto por perguntas abertas e fechadas, totalizando 15 no total. Após receber esses documentos, será realizado um estudo quantitativo para analisar os dados obtidos, que podem ser traduzidos em percentuais. Essa pesquisa oferece uma visão abrangente sobre os Jogos Estudantis Valadarense, destacando tanto os aspectos positivos quanto as áreas passíveis de melhorias. Com base nesses resultados, é possível direcionar esforçospara tornar os jogos mais atrativos e relevantes para a comunidade estudantil, proporcionando uma experiência enriquecedora e promotora do desenvolvimento dos alunos/atletas.
Abstract: School games have their origins in the educational and sporting movement of the 19th and 20th centuries, influenced by the Olympic Movement and Pierre de Coubertin's vision of the importance of sport in education. The incorporation of sporting activities in schools contributes to students' physical, emotional and moral development. Over time, inter-school competitions have emerged that promote sportsmanship, camaraderie and healthy competition among students. School leagues and federations were also created, organizing competitions at broader levels, which gave rise to the structured and formal events known as "school games". These events promote not only competition, but can also help promote values such as fair play, teamwork and mutual respect. The history of sport reflects cultural diversity and social change over time. Sport plays a crucial role in promoting health, social cohesion and cultural expression, as well as being an important tool in the holistic development of students in schools. After summarizing sport and school games and their evolution over time, the aim of this paper is to gather information about the Valadarense Student Games "JEV", from their rebirth to the present day. A survey was made of the year in which the first "JEV" took place after its return, analyzing the material received from the Municipal Department of Culture, Sport, Leisure and Tourism - SMCELT, responsible for organizing the games. In addition, research materials provided by collaborators and teachers who took part in the games were used. We also used a document called “JOGOS ESTUDANTIS VALADARENSE: an investigation into the sector's public policy on sport and leisure between the years of 2000 and 2020” , developed by professors Danilo Reis Coimbra and Liege Coutinho Goulart Dornellas and approved by the ethics committee of the Federal University of Juiz de Fora, Governador Valadares Campus. The research instrument consists of open and closed questions, 15 in total. After receiving these documents, a quantitative study will be carried out to analyze the data obtained, which can be translated into percentages. This research provides a comprehensive view of the Valadarense Student Games, highlighting both the positive aspects and the areas for improvement. Based on these results, it is possible to direct efforts towards making the games more attractive and relevant to the student community, providing an enriching experience and promoting the development of students/athletes.
Keywords: Jogos escolares
Politicas públicas
JEV
School games
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Embargado
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16518
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:Educação Física - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons