Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16505
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaissilvadepaula.pdfPDF/A1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Pedro Bustamante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Acauam Silvério de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8769010940218337pt_BR
dc.creatorPaula, Thais Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7720940794915691pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T12:50:17Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T12:50:17Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16505-
dc.description.abstractThis dissertation aims to elaborate a reflection on the writing process, through music. The objective is to verify how the transformations materialize into inspirations for artistic expressions in Emicida's album. The work is arranged in theoretical research. It is based on a floating analysis of discourse and the association between vision, perception, culture, memory, in addition to dealing with its subjectivity and content using the videos and lyrics of the songs from the band's second studio album. rapper Emicida: “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, from 2015. The title summarizes the essence of the trip the rapper took to the African continent, yielding not only another album, but also a meeting with his roots and a transformation in your life. Analyze Emicida's lyrics and how rap singing the indignation of a suffering people influences contemporary society, as well as its political-social relations. Our bibliographic reference consists, above all, of Paul Gilroy (2012), Stuart Hall (2006), Édouard Glissant (2005; 2014), Homi Bhabha (2005) and Emicida (2019)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se propõe a elaborar uma reflexão sobre o processo de escrita por meio da música. Objetiva-se verificar como as transformações se materializam em inspirações para expressões artísticas no álbum de Emicida. O trabalho é disposto em uma pesquisa teórica. Pauta-se em uma análise flutuante do discurso e da associação entre a visão, a percepção, a cultura, a memória, além de tratar de sua subjetividade e do conteúdo servindo-se dos vídeos e das letras das músicas do segundo álbum de estúdio do rapper Emicida: “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, de 2015. O título sintetiza a essência da viagem que o rapper fez ao continente africano, que rendeu não só mais um disco, mas também um encontro com suas raízes e uma transformação em sua vida. Analisar as letras de Emicida e como o rap ao cantar a indignação de um povo tão sofrido influi na sociedade contemporânea, bem como suas relações político-sociais. Nosso referencial bibliográfico se compõe, sobretudo, de Paul Gilroy (2012), Stuart Hall (2006), Édouard Glissant (2005; 2014), Homi Bhabha (2005) e Emicida (2019).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmicidapt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLiteratura diaspóricapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectDiasporic literaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleUma leitura de emicida sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa: reencontro com uma identidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons