Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16503
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
viniciuslinsheringercunha.pdfPDF/A2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento de competências através do Ideathon 2023 da UFJF-GV
Author: Cunha, Vinícius Lins Heringer
First Advisor: Nascimento, Juliana Goulart Soares do
Referee Member: Carvalho, Nádia
Referee Member: Rodrigues, Antônio Carlos
Referee Member: Souza, Ricardo Lorrane Azevedo
Resumo: A condução da pesquisa busca identificar quais competências os participantes desejavam adquirir durante o e Ideathon 2023 da UFJF-GV. Além disso, o trabalho tem como objetivo saber se o evento, bem como a atuação dos mentores, facilitador e organizadores proporcionaram conhecimento, habilidades e atitudes para que os participantes evoluíssem suas competências. Os dados iniciais foram coletados através de uma entrevista estruturada contendo 15 perguntas, a entrevista buscou identificar o perfil dos participantes e as competências que os participantes buscavam desenvolver, além de quais competências os mentores, facilitador e organizadores deveriam ter e entregar para que o evento fosse efetivo. Foram entrevistados todos os 39 participantes presentes, bem como as respostas foram filtradas, divididas e comparadas por similaridade, possibilitando consolidar as competências desejadas, conforme a ótica dos próprios participantes. Após a consolidação das competências, foi produzido um questionário estruturado em escala Likert que foi disponibilizado ao final do evento, o questionário continha 6 perguntas, as quais visavam entender de forma quantificada como os participantes consideraram ter evoluído e como eles consideraram a entrega das competências por parte dos mentores, facilitador e organizadores e uma resposta aberta sobre sua opinião do evento. Em posse dos dados da entrevista e do questionário, foi criado um dashboard no aplicativo Looker Studio para facilitar a consolidação dos dados e a realização de análises presente e futuras. O dashboard contém uma página de exposição do perfil dos participantes, uma página contendo a percepção de evolução dos participantes, bem como existe uma página contendo a entrega percebida pelos participantes a respeito dos mentores, facilitador e organizadores. Além disso, foi utilizado o software Iramutec para realizar a análise de conteúdo das entrevista transcritas, situação que proporcionou uma visão mais ampla do evento. Isto posto, conforme a análise dos dados coletados e visão dos próprios participantes, o evento demonstrou ser uma ferramenta extremamente importante para evolução de competências para inovação. Por fim, foram feitas algumas sugestões que buscam potencializar a proposição de novos eventos para inovação, uma vez que o Ideathon 2023 da UFJF-GV pode ser um ferramenta de fortalecimento da comunidade acadêmica, mão de obra e do ecossistema de inovação da região de Governador Valadares.
Abstract: The research aims to identify which skills participants aimed to acquire during the UFJF-GV Ideathon 2023. Furthermore, the work seeks to determine whether the event, along with the mentors', facilitator's, and organizers' efforts, provided knowledge, skills, and attitudes for the participants to enhance their competencies. Initial data were collected through a structured interview comprising 12 questions, aiming to identify participants' profiles, the competencies they sought to develop, as well as the competencies expected from mentors, facilitators, and organizers for an effective event. All 39 present participants were interviewed, and their responses were filtered, categorized, and compared for similarity, enabling the consolidation of desired competencies from the participants' perspective. After consolidating the competencies, a Likert-scale structured questionnaire was generated and made available at the end of the event. The questionnaire included 5 questions aimed at quantitatively understanding how participants perceived their progress and the delivery of competencies by mentors, facilitators, and organizers. Additionally, an open-ended question sought their opinion on the event. Using the interview and questionnaire data, a dashboard was created within the Looker Studio app to facilitate data consolidation and present and future analysis. The dashboard contains a page displaying participant profiles, a page depicting participants' perceived progress, and another page indicating the perceived delivery of competencies by mentors, facilitators, and organizers. Furthermore, the Iramutec software was employed to conduct content analysis of transcribed interviews, providing a broader view of the event. Consequently, based on the analysis of collected data and participants' viewpoints, the event proved to be an extremely important tool for competency development in innovation. Finally, some suggestions were made to enhance the proposition of new innovation events, as the UFJF-GV Ideathon 2023 could serve as a tool for strengthening the academic community, workforce, and the innovation ecosystem in the Governador Valadares region.
Keywords: Ideathon
Competências
Habilidades
Pesquisa
Inovação
Competencies
Skills
Research
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16503
Issue Date: 13-Dec-2023
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons