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Tipo: Dissertação
Título: Quando um monte de gente interessada em cultivo orgânico se une: educabilidades nos discursos de produtores/as e consumidores/as
Autor(es): Alvim, Fernanda Rocha Vandanezi
Primeiro Orientador: Rodrigues, Angélica Cosenza
Membro da banca: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Membro da banca: Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
Membro da banca: Layrargues, Philippe Pomier
Resumo: A pesquisa tem como motivação a conexão entre Educação Ambiental Crítica e Agroecologia, possibilitada por feiras agroecológicas. No entanto, identifica-se um problema social relevante: a possibilidade de que a crítica social passe despercebida nos espaços das feiras agroecológicas devido à influência dominante do discurso agrícola moderno que se apoia em conceitos de ciência para sustentar o sistema capitalista, levando à naturalização das injustiças ambientais e à diminuição do potencial educativo dos territórios de resistência. Para abordar essa questão, empregou-se o método de pesquisa qualitativa aliado ao arcabouço teóricometodológico da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough e à observação participante. Neste contexto, foi realizada uma análise das dinâmicas e práticas da associação MOGICO (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico) para construir o contexto social da pesquisa e os discursos dos produtores/as e consumidores/as da Feira Orgânica e Agroecológica do MOGICO em Juiz de Fora, Minas Gerais, foram examinados com o propósito de compreender o potencial dos significados atribuídos a esses discursos para a produção de educabilidades críticas acerca da conjuntura agrícola nacional. Em outras palavras, buscamos entender se esses discursos compreendem as críticas possibilitadas pela prática agroecológica e pelas lutas dos/as produtores/as agroecológicos por Justiça Ambiental, tornando esses espaços propícios para a efetivação da Educação Ambiental Crítica. A pesquisa parte do pressuposto de que a lógica agrícola brasileira e as questões socioambientais inerentes a ela têm origem nas imposições modernas/coloniais de um modo de existência baseado na lógica de dominação e exploração. Para destacar essa questão, adota-se a perspectiva da Ecologia Política, com ênfase na visão latino-americana, permitindo compreender melhor as relações entre o agronegócio, a educação ambiental e a Agroecologia, destacando como as estruturas de poder e exploração influenciam a configuração atual do sistema agrícola brasileiro. De modo geral, os resultados revelaram influências e perspectivas contra hegemônicas que questionam a lógica dominante do mercado, valorizando a autonomia dos/as agricultores/as, a cooperação e a produção familiar. A conclusão destaca o potencial educativo emancipador das feiras agroecológicas ao promover a reflexão crítica sobre o sistema agrícola de produção e fortalecer a compreensão ampla e transformadora da agroecologia, capacitando os/as participantes ao pensamento crítico.
Abstract: The research is motivated by the connection between Critical Environmental Education and Agroecology, facilitated through agroecological fairs. However, it identifies a relevant social problem: the possibility that social criticism may go unnoticed within the spaces of agroecological fairs due to the dominant influence of modern agricultural discourse that relies on scientific concepts to support the capitalist system, leading to the normalization of environmental injustices and the reduction of the educational potential of resistance territories. To address this issue, qualitative research methods were employed in conjunction with the theoretical-methodological framework of Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis and participant observation. In this context, an analysis of the dynamics and practices of the MOGICO association (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico) was conducted to construct the social context of the research, and the discourses of producers and consumers of the Organic and Agroecological Fair of MOGICO in Juiz de Fora, Minas Gerais, were examined to understand the potential of the meanings attributed to these discourses for the production of critical educabilities regarding the national agricultural situation. In other words, the aim was to understand whether these discourses encompass the criticisms made possible by agroecological practice and the struggles of agroecological producers for Environmental Justice, thereby making these spaces conducive to the realization of Critical Environmental Education. The research is premised on the assumption that the Brazilian agricultural logic and the inherent socio-environmental issues stem from modern/colonial impositions of a way of existence based on the logic of domination and exploitation. To highlight this issue, the perspective of Political Ecology, with an emphasis on the Latin American view, is adopted, allowing for a better understanding of the relationships between agribusiness, environmental education, and Agroecology, emphasizing how power structures and exploitation influence the current configuration of the Brazilian agricultural system. Overall, the results revealed counter-hegemonic influences and perspectives that challenge the dominant market logic, valuing the autonomy of farmers, cooperation, and family production. The conclusion highlights the emancipatory educational potential of agroecological fairs in promoting critical reflection on the agricultural production system and strengthening a broad and transformative understanding of agroecology, empowering participants towards critical thinking
Palavras-chave: Feiras agroecológicas
Agroecologia
Educação ambiental
Ecologia política
Análise crítica do discurso
Agroecological markets
Agroecology
Environmental education
Political ecology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16491
Data do documento: 1-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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