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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rizzuti, Bruno Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138405715848726pt_BR
dc.contributor.referee1Alcantara, Marlon Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883023548613505pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ivo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492719651854472pt_BR
dc.creatorSilva, Guttemberg Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159716746116103pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-11T13:52:54Z-
dc.date.available2024-01-11-
dc.date.available2024-01-11T13:52:54Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16459-
dc.description.abstractThe teaching of phisicshas been and withn the methodologies it is possible to simulate students and make teaching more challenging. The investigative teaching can, through experiments be extremely attractive to students. Thus, an approach will be madecorrelating the teaching of solid expansion friom na investigative perspective in two teaching modalites: the remote the face-to-face. Within the teaching modalities and the flexibility of physics, an experiment developed in a low-cost prototype is worked on, which through heating this wire is possible to achieve a result demonstrating the dilation in practice. Due to the great flexibility of adapting the experiment, it is possible to analyze the remote application that took place in times of social isolation due to COVID-19, in 2021, and compare it with an application that took place in person in 2022. Executed according to na investigativeteaching sequence about solid expansion in the 2nd grade of high school in a public school in the state of Minas Gerais. Thus, a bibliographic research was carried out, and after these surveys, a field research was carried out, which ainmed to cultivate the autonomy of the individuals that integrate the presente study. The research was carried out from na analysis of the modalities of remote teaching and faceto-faceteaching. Both applications happened with the same didactic and investigative seuqence, distinguished in some diferences and similarities presente in the two categories. Given this analysis, among the participating students, the results were similar and the capacity of undertanding between them for teaching the solid expansion was satisfactory. In the classes small, because the students do not have the means to communicate with the teacher and /or with their classmates.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de física vem se atualizando as metodologias de ensino e assim é possível estimular os alunos e tornar o ensino mais desafiador. O ensino investigativo pode, através de experimentos, ser extremamente atrativo aos educandos. Desta forma, foram realizadas abordagens correlacionando o ensino de dilatação dos sólidos numa perspectiva investigativa em duas modalidades de ensino: o remoto e o presencial. Dentro das modalidades de ensino e a flexibilidade da física é trabalhado um experimento desenvolvido em um protótipo de baixo custo que através do aquecimento de um fio é possível visualizar um resultado demonstrando a dilatação na prática. Devido à grande flexibilidade de adaptação do experimento faz se possível analisar a aplicação remota que aconteceu em tempos de isolamento social em decorrência do COVID – 19, no ano de 2021 e comparar com a aplicação que ocorreu de forma presencial no ano de 2022. Executado de acordo com uma sequência de ensino investigativa sobre dilatação dos sólidos na 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e após esse levantamento, foi realizada uma pesquisa participativa, que visou cultivar a autonomia dos indivíduos que integram o presente estudo. A pesquisa foi realizada envolvendo a aplicação do experimento nas modalidades de ensino remoto e ensino presencial, na qual, ambas aplicações acontecem com a mesma sequência didática e investigativa, distingue-se em algumas diferenças e semelhanças presentes nas duas categorias. Diante dessa análise, dentre os alunos participantes, os resultados foram semelhantes e a capacidade de compreensão entre eles para o ensino da dilatação dos sólidos foi satisfatória, o grande problema enfrentado na modalidade remota é o pequeno alcance do professor aos alunos que não possuem meios de comunicação online, que dificulta a interação entre professor-aluno, essa dificuldade não acontece nas aulas presenciais devido à presença física dos alunos nas aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectDilatação dos sólidospt_BR
dc.subjectExperimento de dilataçãopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectDilation of solidespt_BR
dc.subjectDilation experimentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsinando dilatação dos sólidos por investigação utilizando experimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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