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dc.contributor.advisor1Oliveira, André Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Campos, Fernanda Cláudia Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008996792274217pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Genaína Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966913210268454pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, Rosana Teresinha Vaccare-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5877415967509579pt_BR
dc.contributor.referee3Braga, Regina Maria Maciel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690593698223418pt_BR
dc.creatorBressan, Lucas Paiva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217748845679486pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-10T11:54:52Z-
dc.date.available2024-01-09-
dc.date.available2024-01-10T11:54:52Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16444-
dc.description.abstractMass customization of modern critical systems has led to products with many variation points, impacting their architecture and dependability properties. Given the rudimentary vulnerability management techniques available, modeling diversity in critical systems and their corresponding dependability (e.g., safety and security) characteristics is challenging. That being said, this dissertation presents a novel annotative variability management approach for critical systems. The approach is illustrated using a case study from the automotive domain. As part of the evaluation, the proposed approach is compared against two similar vulnerability management solutions. Among the benefits, the the proposed approach reduces the gap between variability and finer-grained model dependability annotations and ensures the derivation of correct and complete critical system models.pt_BR
dc.description.resumoA customização em massa de sistemas críticos modernos tem gerado produtos com milhares de pontos de variação, impactando arquitetura and propriedades de dependability (e.g., safety e security) destes sistemas. Devido ao fato das técnicas existentes de gerencia de variabilidades serem rudimentares, modelar a diversidade de sistemas críticos e suas propriedades de dependability se torna uma tarefa árdua. Por isso, esta dissertação apresenta uma abordagem de gerência de variabilidades para sistemas críticos. A abordagem é ilustrada através de um estudo de caso de domínio automotivo. Como avaliação, a abordagem foi comparada com duas técnicas similares de gerencia de variabilidades. Dentre os benefícios, a abordagem apresentada reduz o “gap” entre variabilidade e anotações de dependability de granulosidade baixa e garante a derivação de modelos corretos e completos.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectFunctional safetypt_BR
dc.subjectCybersecuritypt_BR
dc.subjectDependabilitypt_BR
dc.subjectLinhas de produtopt_BR
dc.subjectVariabilidadept_BR
dc.subjectFunctional safetypt_BR
dc.subjectCybersecuritypt_BR
dc.subjectDependabilitypt_BR
dc.subjectProduct linespt_BR
dc.subjectVariabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleCritivar: a variability modeling and transformation approach for safety and security-critical systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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