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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Lattesattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.creatorSimtob, Maria Eduarda Junqueira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T15:19:28Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2024-01-09T15:19:28Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16441-
dc.description.abstractVirtual games in early childhood education: possibilities and challenges. This qualitative research aims to address the importance of games (here focusing on virtual games, therefore during the text will be used the two synonymous terms and also electronic games) in Early Childhood Education within daycare centers or schools, based on articles and book chapters considered relevant to the topic. It suggests that the game, when used in Education, must focus on a skill, as indicated in the BNCC, must have an objective as well as bring fun to learning. Planned and used in this way, it can arouse students' interest by developing attention, discipline, self-control, respect for rules, collaborative work and perceptual and motor skills. In this sense, it requires specific preparation from the teacher, who must aim to adapt the games to the learning objectives. To assist in this teaching task, some websites are presented here in order to help teachers to customize virtual games based on ready-made models, which can be edited according to their pedagogical needs and the students' particularities.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa tem o objetivo de abordar a importância do game (pautando aqui os jogos virtuais, portanto durante o texto será usado os dois termos sinônimos e também jogos eletrônicos) na Educação Infantil dentro da creche ou escola, a partir de artigos e capítulos de livros considerados relevantes para o tema. Destaca-se que o jogo, no seu uso na Educação, deve focar uma habilidade, conforme indicado na BNCC, ter um objetivo e trazer diversão para o aprendizado. Planejado e utilizado dessa forma, pode despertar o interesse dos alunos desenvolvendo a atenção, a disciplina, o autocontrole, o respeito às regras, o trabalho colaborativo e habilidades perceptivas e motoras. Nesse sentido, exige do professor uma preparação específica, voltada para a adequação dos jogos aos objetivos da aprendizagem. Para auxiliar nessa tarefa docente, são apresentados no trabalho alguns sites que possibilitam ao professor personalizar jogos virtuais a partir de modelos prontos, que podem ser editados de acordo com suas necessidades pedagógicas e as particularidades dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologia na educação e aprendizadopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleOs jogos virtuais na educação infantil: possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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