Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16436
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrefernandessilveira.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fortes, Fábio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Antônio Julio Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira Filho, Pedro Calixto-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorSilveira, André Fernandes-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T14:27:27Z-
dc.date.available2023-01-08-
dc.date.available2024-01-08T14:27:27Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16436-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to reflect on the possibility of relating two philosophical scopes, prima facie, distinct, namely, the corporalist metaphysics of the ontological status of the soul and the theme of ethics that deals with the good life. To accomplish this objective, we analyze the arguments presented by the philosopher-poet Tito Lucrécio Caro, in Chant III of his poem De Rerum natura, to defend that the soul (animus+anima), established in its functional unit with the body (corpus) is mortal and not preexisting and survives respectively the birth and perishing of the body. Indeed, we think that these arguments, presented by the Latin poet philosopher, are only fully understood if placed in an ethical background that characterizes the Epicurean philosophy, that is, a philosophy that seeks the good life or peace of the soul (animi pax). In this sense, through the interpretation of the Hellenistic philosophy that makes the French philosopher Pierre Hadot, philosophy as a specific way of life for each school and current of thought of antiquity, we reflect on this historical period, in which Lucretius belonged, and how the philosophical discourse on the defense of the mortality of the soul seems to be based and relate to the Epicurean way of life. Thus, it is through the fight against the two main disturbances that terrorize the spirit (animus) of human beings, namely, the fear of death and the fear of the gods, that the search for the good life would become possible.pt_BR
dc.description.resumoA atual dissertação tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de relacionar dois âmbitos filosóficos, prima facie, distintos, a saber, a metafísica corporalista do estatuto ontológico da alma e o tema da ética que trata da vida boa. Para realizar esse objetivo, analisamos os argumentos apresentados pelo filósofo-poeta Tito Lucrécio Caro, no Canto III de seu poema De rerum natura, para defender que a alma (animus+anima), estabelecida em sua unidade funcional com o corpo (corpus), é mortal e não preexiste e sobrevive, respectivamente, ao nascimento e perecimento do corpo. Com efeito, pensamos que esses argumentos, apresentados pelo filósofo poeta latino, só são plenamente compreendidos se colocados num pano de fundo ético que caracteriza a filosofia epicurista, isto é, uma filosofia que busca a vida boa ou a paz da alma (animi pax). Nesse sentido, através da interpretação da filosofia helenística que faz o filósofo francês Pierre Hadot, a filosofia como um modo de vida específico para cada escola e corrente de pensamento da Antiguidade, refletimos sobre esse período histórico, no qual pertencia Lucrécio, e como o discurso filosófico sobre a defesa da mortalidade da alma parece se fundamentar e se relacionar com o modo de vida epicurista. Desse modo, é através do combate às duas principais perturbações que aterrorizam o ânimo (animus) dos seres humanos, a saber, o medo da morte e o medo dos deuses, que se tornaria possível a busca pela vida boa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMortalidadept_BR
dc.subjectVida boapt_BR
dc.subjectAlmapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCorporalismopt_BR
dc.subjectMortalitypt_BR
dc.subjectGood lifept_BR
dc.subjectSoulpt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectCorporalismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleA mortalidade da alma como condição para a vida boa no de rerum natura de Lucréciopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons