Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16426
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço, Lelio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232545663322376pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Baptista, Makilim Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765185142133152pt_BR
dc.contributor.referee1Hauck Filho, Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621284100545324pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Daniel Alexandre Gouvêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4959726563464848pt_BR
dc.creatorTrindade, Patrícia Santa Rosa Lourenço-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036667591510620pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T13:37:45Z-
dc.date.available2024-01-05-
dc.date.available2024-01-08T13:37:45Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16426-
dc.description.abstractThe cognitive model of anxiety proposed by the work of Clark and Beck (2012) already exists in the literature, which takes into account cognitive, physiological, behavioral and affective symptoms of anxiety. However, according to the analysis carried out in the systematic review carried out in this work, the instruments available today do not assess all the characteristic dimensions of anxiety, for the most part. Therefore, the need to build a new scale that included all these dimensions was noted. Thus, the objective of this study is to build an instrument, the Anxiety Scale (ESCAN), to assess anxiety in adults aged 18 to 65 years. To achieve this, the first step was to carry out a systematic literature review in the databases PubMed, PsychINFO, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde - VHL and Web of Science, in order to map which scales already existed and how ESCAN could differentiate itself. 49 studies were included, covering 14 assessment instruments. Taking into account the systematic literature review, the work of Clark and Beck (2012) and the Transdiagnostic Model of mental disorders, the 61 ESCAN items were constructed based on 8 dimensions initially proposed. After this stage, content validation was carried out by the judges. The results indicate moderate agreement (64%) for the dimensions as a whole, according to the Landis & Koch (1977) cutoff points. Subsequently, a pilot study was carried out to evaluate the understanding of the items in a sample of 15 people with levels of education ranging from incomplete elementary school to postgraduate studies. The results demonstrated that 57 items were understood by 100% of the evaluators. Finally, ESCAN was applied to a sample of 422 people, remotely, using an online form, and spiral collection. The model that best fit the data was the bifactor model with six specific factors identified by exploratory graph analysis - EGA. The results indicate that the fit indices were adequate for the initial internal structure of ESCAN.pt_BR
dc.description.resumoJá existe na literatura o modelo cognitivo de ansiedade proposto pelo trabalho de Clark e Beck (2012), que leva em consideração sintomas cognitivos, fisiológicos, comportamentais e afetivos de ansiedade. No entanto, conforme a análise realizada na revisão sistemática feita neste trabalho, os instrumentos disponíveis hoje não avaliam todas as dimensões características da ansiedade, em sua grande maioria. Por isso, notou-se a necessidade de construir uma nova escala que incluísse todas essas dimensões. Assim, o objetivo deste estudo é construir um instrumento, a Escala de Ansiedade (ESCAN), para avaliar ansiedade em adultos de 18 a 65 anos. Para isso, a primeira etapa foi realizar uma revisão sistemática de literatura nas bases PubMed, PsychINFO, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Web of Science, a fim de mapear quais escalas já existiam e como a ESCAN poderia se diferenciar. Foram incluídos 49 estudos, contemplando 14 instrumentos de avaliação. Levando em consideração a revisão sistemática de literatura, o trabalho de Clark e Beck (2012) e o Modelo Transdiagnóstico de transtornos mentais, os 61 itens da ESCAN foram construídos com base em 8 dimensões propostas inicialmente. Após esta etapa, foi realizada a validação de conteúdo pelos juízes. Os resultados indicam concordância moderada (64%) para as dimensões como um todo, de acordo com os pontos de corte de Landis & Koch (1977). Posteriormente, foi realizado um estudo piloto para avaliar a compreensão dos itens em uma amostra de 15 pessoas de escolaridades entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. Os resultados demonstraram que 57 itens foram compreendidos por 100% dos avaliadores. Por fim, foi realizada uma aplicação da ESCAN em uma amostra de 422 pessoas, de maneira remota, através de um formulário on-line, e coleta espiralada. O modelo que melhor se ajustou aos dados foi o modelo bifatorial com seis fatores específicos identificados pela análise exploratória de grafos - EGA. Os resultados indicam que os índices de ajuste foram adequados para a estrutura interna inicial da ESCAN.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectEscalaspt_BR
dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectPsychological assessmentpt_BR
dc.subjectScalespt_BR
dc.subjectInstrumentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConstrução e propriedades psicométricas da Escala de Ansiedade – ESCANpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons