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dc.contributor.advisor1Almeida, Renato Antônio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800147520801699pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Antônio Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322627918739691pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Nádia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.creatorGonçalves, Jonas Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6300620515062998pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T12:32:52Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2024-01-08T12:32:52Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16421-
dc.description.abstractThis course completion work aims to identify characteristics that indicate possible competitive advantages arising from cooperation between the stores of a supermarket chain. The work is justified by the network participating in the research being formed by a local group in the region of Governador Valadares, MG, which has not yet been the subject of similar studies. Although studies on value chains are frequent, case studies are always contributory, as they bring specific aspects specific to each organization. The study aimed to answer how a cooperation network could generate competitive gains for the unit of a network that is part of a business group. The methodological procedures correspond to qualitative and descriptive research. The data were obtained from a case study, using semi-structured interviews as a research instrument. The interviewees are people who hold management positions, have a broader view of organizational processes and maintain frequent contact with the managers of other stores in the chain. Through data analysis, it was found that there were gains in competitiveness, namely: gains in scale and market power, access to solutions, learning, cost and risk reduction. Such gains were possible due to the optimization of value chain activities, which occurs due to the cooperative relationship between store managers and the actions carried out together in the chain. These competitive advantages add value to the company as they enable it to offer higher quality products at lower prices, a greater variety of merchandise, better customer service and a more comfortable store structure.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar características indicadoras de possíveis vantagens competitivas decorrentes da cooperação entre as lojas de uma rede de supermercados. O trabalho se justifica pela rede participante da pesquisa ser formada por um grupo local na região de Governador Valadares, MG, o qual até então ainda não foi objeto de estudos similares. Embora sejam frequentes estudos sobre cadeias de valor, os estudos de caso são sempre contributivos, por trazerem aspectos específicos, próprios de cada organização. O estudo almejou responder como uma rede de cooperação poderia gerar ganhos competitivos para a unidade de uma rede integrante de um grupo empresarial. Os procedimentos metodológicos correspondem a pesquisa qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos a partir de um estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados são pessoas que exercem cargo de gestão, possuem visão mais ampla dos processos organizacionais e mantém contato frequente com os gestores das demais lojas da rede. Por meio da análise dos dados, constatou-se a existência de ganhos em competitividade, são eles: ganhos de escala e poder de mercado, acesso a soluções, aprendizagem, redução de custos e riscos. Tais ganhos foram possíveis devido a otimização das atividades da cadeia de valor, que ocorre em razão do relacionamento cooperativo entre os gestores das lojas e as ações realizadas em conjunto na rede. Essas vantagens competitivas agregam valor à empresa na medida em que possibilitam a ela oferecer produtos com mais qualidade e menor preço, maior variedade de mercadorias, melhor atendimento aos clientes e uma estrutura mais confortável das lojas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes de cooperaçãopt_BR
dc.subjectVantagens competitivaspt_BR
dc.subjectRede de supermercadospt_BR
dc.subjectCadeia de Valorpt_BR
dc.subjectCooperation networkspt_BR
dc.subjectCompetitive advantagespt_BR
dc.subjectSupermarket networkpt_BR
dc.subjectValue Chainpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleVantagens competitivas da cooperação intraorganizacional: estudo de caso em uma rede de supermercados em Governador Valadares, MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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