Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vitormatosmedeiros.pdfPDF/A1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Leonardo Lemos da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Nathalia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118pt_BR
dc.contributor.referee2Lins Filho, Marcos Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7119894945434497pt_BR
dc.creatorMedeiros, Vitor Matos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T12:20:13Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2024-01-08T12:20:13Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416-
dc.description.abstractIn Brazil, soccer is a successful sport, with several traditional teams and a large numbers of fans. Soccer teams management, however, still needs further development given the transformations that has required from professionals involved more than the knowledge about what happens “inside the field”. More than just a sport, soccer has become a business. Based on this context, this research aims to analyze the brazilians fan's identification with their favorite club, satisfaction with team performance, satisfaction with their products/services, satisfaction with the stadium and satisfaction with the fan membership program, in addition to the loyalty of these individuals to your favorite team. Characterized as a descriptive-quantitative, this research is relevant as Brazilian fans are still little explored by systematic scientific studies capable of expanding knowledge about their consumption behavior. Data collection was carried out through the application of an online form that covered a final sample of 336 people. REsults revealed that the most identified fans consume more of the club's products, the traffic around the stadium is the factor that generates much more dissatisfaction among the fans, that the fans showed themselves to be identified and loyal to the their times and that this loyalty is independent of the results obtained by the team on the field.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIdentificação com o timept_BR
dc.subjectSatisfação do Torcedorpt_BR
dc.subjectLealdade do Torcedorpt_BR
dc.subjectTeam Identificationpt_BR
dc.subjectSoccer Fans Satisfactionpt_BR
dc.subjectSoccer Fans Loyaltypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleIdentificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons