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Tipo: Tese
Título: A proficiência oral em língua portuguesa como língua materna: usando a metodologia do exame Celpe-Bras para avaliar alunos na educação básica
Autor(es): Ricardo, Wuilton de Paiva
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Vieira, Daniela da Silva
Membro da banca: Santos, Denise Salim
Membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Membro da banca: Silva, Marta Cristina da
Membro da banca: Tosatti, Natália Moreira
Resumo: Este trabalho surgiu devido a minha atuação como avaliador da parte oral do exame Celpe-Bras. Como professor de Língua Materna inserido nesse novo contexto avaliativo, emergiram alguns questionamentos: se os meus alunos de língua materna fossem submetidos a um exame, testando a sua competência oral em língua portuguesa, como seriam avaliados? Como a escola estrutura suas atividades e avaliações em oralidade? Como avaliar a proficiência oral dos alunos de língua materna? Uma proposta de trabalho voltada para esse fim traria quais resultados? Tais questionamentos revelaram a necessidade de uma pesquisa em ensinoaprendizagem, avaliação e proficiência em língua portuguesa, quanto à modalidade oral nas escolas. Assim, temos por objetivo geral analisar a proficiência oral de alunos de PLM em um gênero oral específico, adotado pelo exame Celpe-Bras: a entrevista avaliativa. Como objetivos específicos, procuramos investigar as especificidades da avaliação da proficiência oral do Celpe-Bras; analisar os efeitos dessa avaliação de proficiência oral em PLM e relacionar os resultados da avaliação de proficiência do Celpe-Bras ao ensino de oralidade em PLM. Desse modo, perpassando pelo lugar da oralidade no ensino de língua e o construto do exame CelpeBras, apresentamos a metodologia adotada e a análise dos dados obtidos, sugerindo uma adaptação das grades usadas no exame para estrangeiros como ferramenta de avaliação formativa da oralidade em alunos de PLM.
Abstract: This work arose due to my work as an evaluator of the oral part of the Celpe-Bras exam. As a mother tongue teacher inserted in this new assessment context, some questions emerged: if my mother tongue students were to undergo an exam, testing their oral competence in Portuguese, how would they be evaluated? How does the school structure its oral activities and assessments? How to assess the oral proficiency of native language students? What results would a work proposal aimed at this purpose bring? Such questions revealed the need for research into teaching-learning, assessment and proficiency in the Portuguese language, regarding the oral modality in schools. Thus, our general objective is to analyze the oral proficiency of PLM students in a specific oral genre, adopted by the Celpe-Bras exam: the evaluative interview. As specific objectives, we sought to investigate the specificities of the Celpe-Bras oral proficiency assessment; analyze the effects of this oral proficiency assessment in PLM and relate the results of the Celpe-Bras proficiency assessment to the teaching of oral proficiency in PLM. Thus, going through the place of orality in language teaching and the construct of the Celpe-Bras exam, we present the methodology adopted and the analysis of the data obtained, suggesting an adaptation of the grids used in the exam for foreigners as a formative assessment tool for orality in PLM students.
Palavras-chave: Oralidade
Língua materna
Português
Celpe-Bras
Orality
Mother tongue
Portuguese
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16364
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)



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