https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16297
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
klebianeevangelistanemer.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Os desafios do coordenador escolar para intensificar o uso de dados no planejamento pedagógico: estudo de caso |
Autor(es): | Nemer, Klebiane Evangelista |
Orientador: | Silva, Hilda Aparecida Linhares da |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Rosângela Veiga Júlio |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Luciana da Silva de |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresenta um caso de gestão que trata da apropriação dos resultados do Spaece no planejamento pedagógico dos professores. O foco do caso de gestão é destacar os principais desafios do coordenador escolar no incentivo ao uso dos resultados do Spaece como ferramenta pedagógica para desenvolver a melhoria da aprendizagem em uma escola de ensino médio regular do interior do Ceará. O objetivo geral deste trabalho é compreender de que forma os resultados do Spaece podem ser utilizados nos planejamentos pedagógicos dos professores, permitindo a eles realizarem a apropriação efetiva desses indicadores e darem sentido ao seu planejamento, bem como, identificarem a relação da avaliação externa com o currículo escolar e suas práticas pedagógicas. Em busca de evidências, inicialmente realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo sobre a realidade do caso em questão, em seguida, pesquisou-se sobre os programas estaduais e as políticas públicas de avaliação e uso de dados da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE), e como esses elementos são implementados no contexto da escola. Posteriormente, empreendeu-se uma pesquisa de base bibliográfica norteada pelos referenciais estudados sobre os conceitos teóricos relacionados ao uso pedagógico de dados educacionais que auxiliaram na análise do caso de gestão, relacionando-os aos problemas identificados nas questões apresentadas na pesquisa. Ela, então, foi fundamentada a partir da aplicação de um questionário junto aos professores para que se investigasse de que forma eles realizavam a apropriação de dados no planejamento pedagógico. E, diante da análise do questionário aplicado aos professores, que apontou fragilidades no processo de uso dos dados do Spaece, apresenta-se uma proposta de plano de ação educacional, baseada na realização de momentos formativos e oficinas de estudo com toda a equipe pedagógica sobre análise e apropriação dos resultados do Spaece. Tais oficinas são voltadas para a compreensão dos aspectos avaliados no Spaece e o uso pedagógico dos dados educacionais nos planejamentos, para o aprimoramento das práticas pedagógicas, em prol da melhoria da aprendizagem. |
Resumen : | This research, developed within the scope of the Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), presents a case of management which deals with the appropriation of Spaece results in teachers' pedagogical planning. The focus of the management case is to highlight the main challenges of the school coordinator in encouraging the use of Spaece results as a pedagogical tool to develop the improvement of learning in a regular high school in the interior of Ceará. The general objective of this work is to understand how the results of Spaece can be used in the teachers' pedagogical planning, allowing them to carry out the effective appropriation of these indicators and give meaning to their planning, as well as to identify the relationship of external evaluation with the school curriculum and its pedagogical practices. In search of evidence, initially descriptive research was carried out on the reality of the case in question, then research was carried out on state programs and public policies for the evaluation and use of data from the Secretary of Education of the Ceará (SEDUC/CE), and how these elements are implemented in the context of the school. Subsequently, bibliographical research was carried out guided by the references studied on the theoretical concepts related to the pedagogical use of educational data that helped in the analysis of the management case, relating them to the problems identified in the questions presented in the research. It was then based on the application of a questionnaire with the teachers to investigate how they carried out the appropriation of data in the pedagogical planning. And in view of the problems identified through the analysis of the questionnaire applied to the teachers, a proposal for an educational action plan is presented, based on the realization of formative moments and study workshops with the entire pedagogical team on analysis and appropriation of the results of Spaece, aimed at the understanding of the aspects evaluated in Spaece and the pedagogical use of educational data in planning classes throughout the school year to improve teachers' pedagogical practices, in favor of improving student learning and the quality of education offered. |
Palabras clave : | Spaece Uso de dados Coordenação escolar Planejamento pedagógico Spaece Data use School coordination Data use Pedagogical planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16297 |
Fecha de publicación : | 11-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons