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dc.contributor.advisor1Fois-Braga, Humberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890215362214905pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucas Esperança da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374226899047718pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Leila Rose Márie Batista da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925733828341422pt_BR
dc.creatorSchmitt, Francine Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5047720229619253pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T16:19:01Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-07T16:19:01Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16294-
dc.description.abstractThe present dissertation takes a theoretical-critical journey through the novel A vida invisível de Eurídice Gusmão, by Martha Batalha (2016), under the literary feminist criticism perspective, focused on the narrative multiplicity, which is embraced by the proposal of the contemporary Brazilian literature. More specifically, it seeks to identify the strategies employed by Batalha's storyteller to re-signify the past by contextualizing it in the present, thus disclosing the origins of the sociocultural systems that underlie expectations and judgments in the construction of otherness. At the same time, it operates the ex-centralization of polarities, in line with Hutcheon's (1991) proposal regarding the poetics of postmodernism. This analysis points out the genealogical architecture of the characters, used by the author to break with binary constructions, which have historically locked men and women in opposite poles. The character's space-time occupation in the plot is also analyzed, since it comes to be a consequence of such a genealogical structure. We have also identified the use of irony, especially the jokes, strongly present in Batalha's narrative as an instrument of subversion of the story told. By means irony, we perceive that an apparently unpretentious plot is transformed into an instrument of critical reflection regarding the socially instituted roles under the focus of totalizing molds. Generally speaking, this study indicates how the genealogy and the irony, from an omniscient narrator's perspective, are applied as a key instrument to reframe the reader's view to sharpen their perception towards a plural reading.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação realiza um percurso teórico-crítico pela obra A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha (2016), sob o olhar da crítica feminista literária atenta à multiplicidade narrativa, acolhida pela proposta da literatura brasileira contemporânea. Mais especificamente, busca identificar as estratégias empregadas pela narradora de Batalha para ressignificar o passado contado a partir de sua contextualização no presente, desvelando as origens dos sistemas socioculturais que alicerçam as expectativas e os julgamentos na construção da alteridade, ao mesmo tempo em que opera um movimento de ex-centralização de polaridades, em consonância com a proposta da poética do pós-modernismo de Hutcheon (1991). A presente análise aponta como o traçado da arquitetura genealógica das personagens é empregado nesse sentido, já que, ao expor ao leitor os elementos que integram o construto das mesmas, delineando sua ocupação espaço-temporal na trama, promove-se a ruptura com binarismos que, historicamente, encerraram homens e mulheres em polos opostos. Identificamos, também, o uso da ironia, de modo especial o chiste, presença marcante na narrativa batalheana como instrumento de subversão da história contada. Por meio desse recurso, percebemos que uma trama, aparentemente despretensiosa, é transformada em instrumento de reflexão crítica quanto aos papéis socialmente instituídos sob o enfoque dos moldes totalizantes. De um modo geral, este estudo indica como a genealogia tingida de ironia, na perspectiva do narrador onisciente batalheano, é aplicada como instrumento-chave no processo da despetrificação do olhar do leitor no sentido de lhe aguçar a percepção para uma leitura plural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectMartha batalhapt_BR
dc.subjectA vida invisível de Eurídice Gusmãopt_BR
dc.subjectContemporary brazilian literaturept_BR
dc.subjectFeminist criticismopt_BR
dc.subjectIronypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA narradora irônica como dispositivo de crítica feminista: movimentos excêntricos na poética da casa e da rua em A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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